5 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Saúde é vida
  • Bahia realiza seu primeiro transplante de ossos e cartilagem em hospital público
Saúde é vida

Bahia realiza seu primeiro transplante de ossos e cartilagem em hospital público

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Procedimento inédito realizado no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia marca avanço histórico na ortopedia baiana com técnica de alta complexidade.

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade pública administrada pelo Einstein Hospital Israelita, realizou o primeiro transplante osteocondral do estado. O procedimento, considerado um dos mais avançados da ortopedia moderna, é indicado para lesões articulares graves e consiste na substituição de cartilagem danificada por um enxerto de osso e cartilagem saudável, geralmente retirado de um doador, com dimensões compatíveis à área lesada.

O paciente, um homem de 55 anos, da cidade de Itaberaba, no interior baiano, foi encaminhado ao hospital – via regulação – após sofrer um grave acidente de moto a caminho do trabalho. O principal impacto foi no joelho, articulação que foi reconstruída com o transplante. “Meu sonho é poder ter novamente os movimentos normais, voltar ao trabalho e cuidar da família”, afirmou, emocionado.

Segundo o gerente médico do HOEB, Dr. Niklas Soderberg, o transplante osteocondral marca um avanço importante no tratamento e reabilitação oferecidos pelo hospital. “É uma técnica complexa e altamente eficaz para restaurar a estrutura e a função da articulação, proporcionando melhora significativa da mobilidade e da qualidade de vida do paciente”, destacou.

Entre os principais benefícios do transplante osteocondral estão a restauração da superfície articular, a melhora da função do membro afetado, a possibilidade de retorno às atividades cotidianas e o tratamento definitivo para lesões extensas da cartilagem — problema comum em vítimas de trauma.

Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia já ultrapassou a marca de 150 mil consultas e 12 mil cirurgias, com média de 1.300 procedimentos por mês – cerca de 70% voltados a pacientes vítimas de acidentes de trânsito, principalmente com motocicletas.

Desde sua inauguração, a unidade já conseguiu reduzir em até 85% o tempo de espera por procedimentos ortopédicos no Estado por meio de mutirões e da implementação de práticas e processos que visam a eficiência operacional e, ao mesmo tempo, a oferta uma assistência permeada por qualidade e segurança.

Fonte: Tribuna da Bahia

Posts relacionados

Anvisa suspende vendas de azeite, molho e polpa de fruta

Redação Remanso News

Brasil tem 47 casos de intoxicação por metanol; mortes chegam a nove

Redação Remanso News

Acidente Vascular Cerebral

Redação Remanso News

Doador de órgãos transmite câncer para quatro receptores

Redação Remanso News

Anvisa libera importação de 2.600 frascos de antídoto para metanol

Redação Remanso News

OMS alerta sobre remédios que afetam segurança na direção; veja quais são

Redação Remanso News

Deixe um comentário