19 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Tarcísio alinha-se a Bolsonaro e reforça apoio após nova ação da PF
Destaque Política

Tarcísio alinha-se a Bolsonaro e reforça apoio após nova ação da PF

Governador de SP cancela evento e demonstra solidariedade ao ex-presidente, mantendo cautela em sua agenda política

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Estadão

Na mira de parte do bolsonarismo na última semana, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) fez nesta sexta-feira, 18, uma série de gestos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal (PF) e teve o uso de tornozeleira eletrônica determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o Estadão apurou, Tarcísio ligou para o ex-presidente para prestar solidariedade ao aliado e cancelou uma viagem a Cuiabá (MT) para participar de um encontro com empresários ao lado do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes. (União Brasil).

A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e o Grupo Empreendedores do Brasil, organizadores do evento, disseram que o encontro foi cancelado “em razão de um imprevisto na agenda” de Tarcísio, que participaria como palestrante.

O evento era o único compromisso público do governador paulista nesta sexta-feira e constava na agenda dele até por volta das 15h, quando foi retirado. Procurado, o governo de São Paulo não havia se manifestado sobre o cancelamento até a publicação deste texto.

Tarcísio tem sido cauteloso nos últimos meses e evitado agendas fora de São Paulo. Ele receia que qualquer viagem a outro Estado seja interpretada como uma movimentação para viabilizar sua candidatura presidencial e irrite Bolsonaro e seus aliados.

Em abril, o governador havia aceitado convite de Mauro Mendes para participar, ao lado de Bolsonaro, de um evento do agronegócio na cidade de Sinop (MT). O ex-presidente desistiu de participar e o governador também cancelou a ida.

Outro exemplo ocorreu no Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Os governadores dessas regiões se reuniriam no início de junho no Paraná. O encontro acabou cancelado, mas Tarcísio já havia sinalizado que enviaria o vice-governador, Felício Ramuth (PSD), como representante de São Paulo.

Após a busca e apreensão contra Bolsonaro, Tarcísio saiu em defesa do ex-presidente. Sem citar diretamente o Supremo ou o ministro Alexandre de Moraes, o governador afirmou nas redes sociais que não haverá paz sem “eleições livres, justas e competitivas” e disse que “o tempo trará a justiça”. “A sucessão de erros que estamos vendo acontecer afasta o Brasil do seu caminho”, escreveu.

A declaração agradou ao núcleo bolsonarista, que na última semana criticou Tarcísio por defender uma saída diplomática para o tarifaço, em vez da anistia aos envolvidos nos ataques do 8 de janeiro. Para bolsonaristas ouvidos pelo Estadão, embora não cite nominalmente Moraes ou o STF, Tarcísio endossou o discurso do ex-presidente ao pedir “eleições livres”.

Fonte: /Agência Brasil / Estadão

Posts relacionados

Saúde: Diagnosticado 1º caso de infecção simultânea Zica, Dengue e Chikungunya

Redação Remanso News

Inep disponibilizará cartão de confirmação do Enem em 5 de janeiro

Redação Remanso News

Idosos também podem viajar de graça pelo País; saiba como

Redação Remanso News

XXI Missa do Cangaço relembra os 80 anos de morte de Lampião

Redação Remanso News

Anvisa libera importação de 2.600 frascos de antídoto para metanol

Redação Remanso News

Conselho Estadual de Saúde defende manutenção de isolamento social e declara apoio ao cancelamento do São João

Redação Remanso News

Deixe um comentário