23.5 C
Remanso, BR
6 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Bahia Alfabetizada: 98% dos municípios baianos já aderiram ao programa
Bahia Destaque

Bahia Alfabetizada: 98% dos municípios baianos já aderiram ao programa

O Programa Bahia Alfabetizada prorrogou, até o dia 18 de outubro, o prazo para a adesão das prefeituras ao programa. Até o momento, 98% dos 417 municípios baianos já fizeram a adesão.

A ação foi criada por meio da Lei nº 14.949/2025 com o objetivo de fortalecer a Educação, com foco principal na alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos.

Para ingressar no programa, os prefeitos devem acessar o link https://contedu.com.br/site/ba/adesao.html, preencher o termo de adesão e enviar os documentos pedidos.

Por meio do programa, as prefeituras recebem assessoramento técnico, material didático pedagógico e cursos de formação. Além disso, participam dos editais de bolsas e do Selo Cidade Alfabetizadora, que reconhece práticas de alfabetização e leitura do município, para o fortalecimento do regime de colaboração entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e as secretarias municipais de Educação.

Os principais objetivos são elevar os índices de alfabetização (Eixo Paulo Freire, focado em jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na idade escolar); e garantir a alfabetização na idade adequada (Eixo Criança, que se concentra em garantir a alfabetização de crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, aos 7 anos de idade).

Ações estratégicas

Entre as ações realizadas até agora está a entrega de mais de 350 mil livros para auxiliar crianças a aprenderem a ler e a escrever, representando um investimento de cerca de R$ 6 milhões. Também foram realizados ciclos formativos voltados para formadores regionais e municipais, que qualificam educadores para aplicar metodologias eficazes de alfabetização. Outros ciclos formativos estão programados até 2026.

O Bahia Alfabetizada estabelece um pacto de cooperação entre o governo estadual e os 417 municípios baianos, constitucionalmente responsáveis pela alfabetização. Desde que foi lançado, em agosto de 2025, o programa já realizou encontros com prefeitos, secretários municipais, articuladores de alfabetização e representantes de instituições, como Ministério Público e tribunais de contas. Com inspiração no governo federal, o Bahia Alfabetizada reafirma a responsabilidade do Estado na garantia do direito à alfabetização plena.

Emerson Santos – Ascom/SEC

Posts relacionados

Munícipe faz apelo pelo carro do TFD de Pilão Arcado

Redação Remanso News

Aeroporto de R$ 18 milhões de São Raimundo Nonato no Piauí só serve para plantação de melancia

Redação Remanso News

Prefeitura de Remanso promove Live de Aniversário do Município ‘120 anos’

Redação Remanso News

Justiça brasileira é severa com os suspeitos e leniente com condenados

Redação Remanso News

Prefeita de Sento Sé resolve acabar com a festa de São João

Redação Remanso News

Municípios de Remanso, Campo A. de Lourdes, Sento Sé, Pilão Arcado, Casa Nova e região serão beneficiados com cisternas do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco

Redação Remanso News

Deixe um comentário