31.5 C
Remanso, BR
17 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Não precisaremos do horário de verão neste ano, diz Ministro Alexandre Silveira
Destaque Geral

Não precisaremos do horário de verão neste ano, diz Ministro Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira (14) que o governo federal está “completamente seguro” de que o país não precisará retomar o horário de verão neste ano.

De acordo com Silveira, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne todo mês para tratar da segurança energética nacional e também da modicidade tarifária – princípio que garante a cobrança de tarifas justas.

“Chegamos à conclusão que, graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano.”

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, Silveira lembrou que o Brasil é um país que depende naturalmente de suas hidrelétricas.

“Elas nos dão segurança energética e dependem das nossas térmicas. Por isso, estamos implementando e vamos, na próxima semana, lançar o leilão das térmicas.”

Energias renováveis intermitentes-Segundo o ministro, o Brasil é um país com grande capacidade para produzir energia renovável que, embora limpa, tem a característica de ser intermitente, por depender de fatores naturais. Para lidar com isso, o governo federal aposta no armazenamento por baterias.

“São energias ainda intermitentes. Por isso, também estamos com uma expectativa muito grande de lançar, ainda neste ano, nosso leilão de bateria. A gente vai literalmente armazenar vento. O vento vai ser armazenado através das baterias.”

O ministro explicou que com as baterias será possível armazenar a energia solar, por exemplo.

“Através da bateria, vamos ter o sol até 22 horas armazenado. Energia solar armazenada em baterias. É um grande sistema que vem estabilizar o nosso sistema”, completou.

Ao citar o apagão ocorrido na Península Ibérica, em abril, Alexandre Silveira lembrou que a instabilidade gerada por energias intermitentes não se restringe ao Brasil. 

“É um grande problema e não é um problema nacional, é um problema no mundo inteiro. Portugal, Espanha sofreram agora recentes apagões de longo prazo por causa dessas intermitências”.

O sistema energético brasileiro, no entato, é “muito robusto”, segundo Silveira, e com o planejamento “muito bem feito”, o governo descartou completamente a necessidade do horário de verão em 2025. 

“O que não pode é faltar energia para o povo brasileiro. Por isso, teríamos coragem completa e absoluta, caso fosse necessário, independentemente das opiniões e das controvérsias sobre o horário de verão, de implementá-lo”, concluiu.


  Agencia Brasil

Posts relacionados

Sinal da vivo é restabelecido apos 20 dias a operadora VIVO emite Nota Oficial após restabelecimento do sinal para Remanso e região

Redação Remanso News

Coelba vai premiar os clientes com as contas em dia

Redação Remanso News

Policia prende o último assassino do Cabo Lima em Sento Sé

Redação Remanso News

Diretório do PT em São Paulo é alvo de bomba

Redação Remanso News

Lula foi alvo de tentativa de fraude no INSS, aponta investigação da PF

Redação Remanso News

Bahia tem cinco municípios entre os 10 mais violentos do Brasil; confira lista

Redação Remanso News

Deixe um comentário