21 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • PF quer investigar entrada de ex-assessor de Bolsonaro nos EUA
Destaque Geral

PF quer investigar entrada de ex-assessor de Bolsonaro nos EUA

Departamento americano negou que Filipe Martins ingressou no país

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) pediu nesta segunda-feira (20) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de uma investigação para apurar a suposta entrada de Filipe Martins, ex-assessor para assuntos internacionais de Jair Bolsonaro, nos Estados Unidos, em dezembro de 2022, uma semana antes dos atos golpistas de 8 de janeiro.

A solicitação foi feita após o ministro pedir esclarecimentos da PF sobre a controvérsia envolvendo a suposta viagem de Martins, que é um dos réus no Núcleo 2 da trama golpista ocorrida no governo do ex-presidente.

Os esclarecimentos foram solicitados após o Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos divulgar uma nota na qual negou a entrada do réu no dia 30 de dezembro de 2022.

Martins foi apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como um dos responsáveis pela elaboração da minuta de golpe de Estado que circulou no final do governo Bolsonaro.

De acordo com o delegado Fábio Shor, a abertura de investigação específica é necessária para apurar a eventual simulação da entrada de Filipe Martins naquele país. “O registro de entrada, ainda que em caráter indiciário, revela a possibilidade de que integrantes da organização criminosa, abusando dolosamente das prerrogativas diplomáticas, tenham se utilizado do procedimento migratório diferenciado relacionado a comitivas de chefes de Estado, no qual não há a presença física dos integrantes da comitiva presidencial perante as autoridades migratórias, com a finalidade de simular uma falsa entrada de Filipe Martins em território norte-americano”, afirmou o delegado.

No início das investigações sobre a trama golpista, a PF apurou que Martins chegou a Orlando, na Flórida, na data referida e utilizou o seu passaporte.

“Portanto, todas as informações alcançadas pela apuração tomada pela Pet. 12.100/DF apontam que, no dia 30.12.2022, foi registrada a entrada de Filipe Martins Pereira nos Estados Unidos da América”, completou o delegado.

Em agosto de 2024, Martins foi solto por determinação de Alexandre de Moraes e passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica.

Desde o início das investigações, a defesa de Martins nega que ele entrou nos Estados Unidos e critica Moraes por ter determinado a prisão com base nessa informação. 

Fonte: Agência Brasil

Posts relacionados

Com maior reservatório do Nordeste, hidrelétrica de Sobradinho (BA) volta a registrar 100% de armazenamento pela primeira vez desde 2009

Redação Remanso News

Contra avanço de manchas de petróleo, Governo analisa aumentar vazão de usinas para tentar proteger o rio São Francisco

Redação Remanso News

Zó e Roberto Carlos visitam obra do estádio

Redação Remanso News

TSE mantém indeferimento do registro de candidatura de Isaac Carvalho que buscará novos recursos

Redação Remanso News

“Vocês erraram tudo que disseram ontem”, afirmou Bolsonaro à imprensa nesta sexta-feira(24)

Redação Remanso News

Emoções em jogos de Copa aumentam em até 8% número de infartos

Redação Remanso News

Deixe um comentário