30.4 C
Remanso, BR
31 de janeiro de 2026
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • PEC da Segurança: texto será apresentado a líderes nesta terça, diz Motta
Destaque Política

PEC da Segurança: texto será apresentado a líderes nesta terça, diz Motta

A previsão é de que o relatório, sob a responsabilidade do deputado Mendonça Filho (União-PE), seja votado na comissão especial na próxima quinta-feira (4/12)

Foto: Divulgação/Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou, por meio de uma publicação nas redes sociais, que o relatório da Proposta de Emenda Parlamentar nº 18/2025, que altera o sistema de segurança do país, conhecida como PEC da Segurança, será apresentado nesta terça-feira (2/12) na reunião com os líderes partidários do Parlamento.

Ainda de acordo com Motta, o texto, cujo relator é o deputado Mendonça Filho (União-PE), tem previsão de ser votado na comissão especial que debate o tema, na próxima quinta-feira (4/12), pois ele quer a proposta analisada em plenário ainda neste ano. “Segurança pública é nossa prioridade”, disse Motta na publicação.

O Correio procurou o relator para questioná-lo sobre o relatório, mas foi informado de que o parlamentar não vai conceder entrevistas. “O deputado não vai dar entrevista hoje e amanhã. Está dedicando 100% do tempo para ajustes finais do texto em reuniões com equipe técnica da Câmara e da liderança. E as últimas audiências públicas [serão] amanhã e quarta-feira”, disse a assessoria de Mendonça Filho.

A proposta é uma das apostas do governo Lula para enfrentar o problema da segurança pública no país, mas vem sofrendo resistências no Parlamento e por parte de governadores, em especial, contra o dispositivo que atribui à União a elaboração do plano nacional de segurança pública que deverá ser observado pelos estados e pelo Distrito Federal.

Entre os principais questionamentos da oposição está que a União, segundo o texto apresentado inicialmente, seja a responsável por elaborar a política nacional de segurança pública, “cujas diretrizes serão de observância obrigatória por parte dos entes federados, ouvido o Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, integrado por representantes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios”.

Fonte: Correio Braziliense

Posts relacionados

Cardeal de confiança do papa critica postura de padres cantores no brasil

Redação Remanso News

SAIU AGORA! Juiz cassa mandato do prefeito de Dirceu Arcoverde-PI “Carlão do Feijão”

Redação Remanso News

MP Ajuíza Execução De Acordo Para Casa Nova Implantar Educação Ambiental No Município

Redação Remanso News

Pronunciamento de Dilma deveria ter ‘pedido de desculpas’, diz Aécio

Redação Remanso News

Redação Remanso News

Petrolina anuncia novo concurso para Guarda Civil com 240 vagas

Redação Remanso News

Deixe um comentário