30.4 C
Remanso, BR
31 de janeiro de 2026
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Campanha em aeroportos combate violência contra mulher
Destaque Geral

Campanha em aeroportos combate violência contra mulher

Iniciativa foi lançada pelo Ministério de Portos e Aeroportos

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Vídeos curtos, painéis e mensagens informativas com a divulgação de canais de denúncia estarão visíveis em todos os aeroportos do país, a partir desta segunda-feira (22), como parte da campanha Assédio Não Decola, Feminicídio Também Não. A iniciativa de combate à violência contra as mulheres foi lançada pelo Ministério de Portos e Aeroportos, em São Paulo.

Em uma das peças da campanha, o vídeo exibe uma mulher com o passaporte nas mãos e o olhar apreensivo. “Todo aeroporto promete destino, mas algumas partidas não chegam quando medo ocupa o lugar da esperança, não é viagem é silêncio”, narra a locutora.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o objetivo é que essas mensagens associadas à disponibilidade dos canais como o Disque 100 e o Disque 180, para denúncias de violação dos direitos humanos e de violência contra a mulher, possam facilitar a identificação de situações de ameaças e a procura pelos serviços de segurança e acolhimento. 

“Essa campanha estará nos nossos aeroportos, nos aviões, nas mãos dos profissionais”, ressaltou o ministro.

A iniciativa pretende fazer frente aos dados revelados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho, que apontou o ano de 2024 como o de maior número de feminicídios desde quando esse tipo de crime foi tipificado na lei, há 10 anos. Foram 1.492 mulheres mortas principalmente por homens que eram seus companheiros (60,7%) ou ex-companheiros (19,1%).

Reforçam ainda a campanha a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Associação Brasileira das Concessionárias de Aeroportos (ABR), que atuarão em conjunto com a Polícia Federal. 

“Nos aeroportos, contaremos com a fiscalização por meio de câmeras com o trabalho da Polícia Federal para evitar todo tipo de violência e assédio. E conto com as concessionárias para se envolverem na divulgação da campanha, para que possamos, de maneira coletiva, atuar a favor das mulheres do Brasil”, explicou o ministro.

Segundo a gerente do Programa Mulheres na Aviação, da Anac, a iniciativa dialoga com outras ações já em andamento no setor para que a aviação seja um espaço que promova respeito, equidade e dignidade. “Porque enfrentar a violência contra a mulher é uma responsabilidade de todos nós. Que essa campanha ajude a salvar vidas, fortaleça redes de apoio e deixe claro que a violência contra a mulher não pode seguir adiante”.

Fonte: Agência Brasil

Posts relacionados

Exclusiva: Juazeiro tem a melhor colocação do Vale do São Francisco em ranking nordestino de acesso à saúde-CLP 2025

Redação Remanso News

Carteira de trabalho pode ter cobrança de R$ 15; veja valores

Redação Remanso News

Vacina de Oxford tem eficácia de 100% contra formas graves de Covid-19, diz AstraZeneca

Redação Remanso News

Venezuela pede ajuda à Opep para deter a ‘agressão’ americana no Caribe

Redação Remanso News

Comunicado aos beneficiários do Programa Bolsa Família de Remanso

Redação Remanso News

Congresso promulga PEC que isenta de IPTU igrejas em imóveis alugados

Redação Remanso News

Deixe um comentário