31 de janeiro de 2026
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Lula se manifesta após ataque dos EUA à Venezuela. “Ação violou direito internacional e soberania”
Destaque Geral

Lula se manifesta após ataque dos EUA à Venezuela. “Ação violou direito internacional e soberania”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou neste sábado (3) sobre os ataques na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro. “Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, afirmou Lula.

Ele acrescentou ainda que, “atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”.

“A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões. A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz”, destacou Lula.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por meio da rede Truth Social, confirmou os ataques contra o território venezuelano.

A Embaixada dos EUA em Bogotá afirmou estar ciente diante das explosões em Caracas e pediu para que nenhum norte-americano viaje até a Venezuela por “nenhum motivo e evite as fronteiras da Venezuela com a Colômbia, o Brasil e a Guiana”.

Desde o início da ofensiva militar norte-americana na região, sob o pretexto de combater o tráfico internacional de drogas, as tensões se prolongaram.
Em meio ao agravamento do cenário, Maduro passou a ser o principal alvo das ameaças de Trump. Isso porque o presidente da Venezuela é apontado como chefe do Cartel de los Soles — grupo recentemente classificado pelos EUA como organização terrorista internacional.

O presidente brasileiro pediu ainda para que a comunicada internacional, por meio da Organização das Nações Unidas (ONU), responda “de forma vigorosa a esse episódio”.

“O Brasil condena essas ações e segue à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação”, destacou Lula na rede social X.

Foto reprodução redes sociais

Posts relacionados

MENSALÃO: STF concede perdão judicial a José Genoino

Redação Remanso News

Adolfo Viana volta a cobrar nomeação dos policiais Civis

Redação Remanso News

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Redação Remanso News

Nas alegações finais, Lula nega ser dono do sítio de Atibaia

Redação Remanso News

SAMU em Campo Alegre de Lourdes, descaso e falta de respeito

Redação Remanso News

Alagoas: Projeto celebra Dia do Rio São Francisco com coleta e análise da água

Redação Remanso News

Deixe um comentário