21 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Organização Mundial da Saúde aprova uso da primeira vacina contra a dengue
Destaque

Organização Mundial da Saúde aprova uso da primeira vacina contra a dengue

vacina-dengue-777x437-300x169

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aprovou o uso da primeira vacina contra a dengue, depois de investimentos, por parte do setor privado, de 1,5 bilhão de euros durante 20 anos. Após reunião nesta sexta-feira (15) do Sage (Grupo de Especialistas sobre Imunização, na sigla em inglês), a entidade recomendou a vacina em locais onde a doença é endêmica.

A informação foi dada pelo presidente do Sage, John Abramson. A nova vacina, chamada de Dengvaxia, é produzida pela multinacional francesa Sanofi Pasteur. Na avaliação da OMS e da empresa, a vacina pode mudar a história do combate à doença.

No Brasil, no México, em El Salvador e nas Filipinas, os governos e agências de regulação já haviam dado sinal verde para o uso do produto. Agora, a OMS chancela a decisão. Mas, para Abramson, governos devem usá-la apenas em locais onde exista uma alta taxa de transmissão da dengue e com surtos recorrentes.

A decisão da OMS foi tomada depois da revisão de 25 estudos realizados pelo mundo, tanto em países endêmicos quanto em locais onde os casos não têm frequência elevada. De acordo com a empresa, um dos principais estudos mostrou que a vacina protegeu dois terços das pessoas imunizadas na América Latina, envolvendo mais de 40 mil crianças e adolescentes. No que se refere às formas mais severas da dengue, o produto teria sido eficiente em 93% dos casos, com uma redução de hospitalização de 80%

Posts relacionados

Ministro do STF nega pedido de abono de 60% para professores

Redação Remanso News

México ultrapassa EUA como 2º maior comprador de carne bovina brasileira

Redação Remanso News

Matrícula nas escolas estaduais começa no dia 24 de janeiro

Redação Remanso News

Ademir brilha com golaço e Bahia vence o Palmeiras por 1 a 0 em casa

Redação Remanso News

Fiscalização apreende mais de 7 mil garrafas de bebidas em São Paulo

Redação Remanso News

Grupo de capoeira Garras da Fé de Remanso participa da 5° edição dos Jogos Centro sul de capoeira em oeiras-pi

Redação Remanso News

Deixe um comentário