29.7 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
Notícias

Ansiedade!

Aflição, agonia, impaciência, inquietação. Esses são alguns sinais da ansiedade, sentimento capaz de prejudicar a qualidade de vida, auto-estima e saúde do ser humano.

Aprender a lidar com ela é fundamental para garantir uma vida saudável. E para isso, é preciso entender os seus mecanismos.

A ansiedade é uma excitação do sistema nervoso central, que acelera o funcionamento do corpo e da mente. Quando estamos ansiosos, liberamos o neurotransmissor noradrenalina, que provoca toda essa excitação. É um processo que pode ser tanto hereditário como adquirido através das experiências que temos nos ambientes mais hostis. A ansiedade está intimamente vinculada à forma como interpretamos as situações da vida.
Dentro do ponto de vista psicológico, podemos definir ansiedade como um estado mental praticamente subjetivo carregado de apreensão e recheado de incertezas.
Por causa dos múltiplos papéis que desempenham e devido às variações hormonais, algumas mulheres sofrem mais com a ansiedade e o estresse. Porém, os homens não estão imunes a esse mal. Questões profissionais e financeiras também podem desencadear a sensação de angústia e impaciência no sexo masculino. Qualquer um sofre, em maior ou menor grau, de ansiedade. Mas o transtorno merece atenção redobrada quando passa a prejudicar os relacionamentos conjugais, profissionais, acadêmicos e até mesmo sexuais.

Quando a ansiedade ultrapassa o limite e a pessoa não consegue mais realizar suas tarefas diárias sem sofrimento, é hora de buscar ajuda especializada e dar início a um tratamento. Se não for controlada, a ansiedade pode causar o surgimento de enfermidades psicossomáticas, ou seja, doenças que afetam a saúde física e mental. Gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaléia e alergias são alguns exemplos de doenças causadas pela ansiedade. Ela também é responsável pelo surgimento de doenças psiconeurológicas e psico-oncológicas.

Ter força de vontade e entender que essa ansiedade descontrolada não é normal são requisitos básicos para o processo de cura inicial, procurar ajuda psicológica é fundamental para retomar a rotina, curar-se sozinho é praticamente impossível, na dose certa, esse sentimento pode ser positivo, precisamos de desafios para nos desenvolver, é preciso aprender a viver com níveis de ansiedade suficientes para atingir o nível mais alto do nosso potencial. É claro que ansiedade demais torna a vida das pessoas um caos, porém, a falta dela nos leva à estagnação, em casos extremos e dependendo do perfil do paciente, é necessária a prescrição de medicamentos.

Fatores para melhoria dos sintomas:

Procure não deixar nada pendente;
Prepare-se para os desafios;
Melhor prevenir do que remediar;
Veja o lado bom das coisas
Caminhe 30 minutos por dia, três vezes por semana;
Ouça música;
Evite ter pensamentos negativos;
Tenha um bicho de estimação;
Livre-se da mania de perfeição;
Deixe o trabalho no trabalho;
Alimente o seu humor;
Tenha plantas em casa;
Faça refeições sem pressa;
Dê uma pausa no trabalho.

Posts relacionados

Notícias da Cidade: SAC Móvel estará em Casa Nova, Remanso e outras cidades da região

Redação Remanso News

Perdida: Senhora dorme nas ruas de Salvador

Redação Remanso News

Saiba como observar a chuva de meteoros na madrugada desta sexta

Redação Remanso News

Segunda reportagem do Jornal Hoje “Falta de água na represa de Sobradinho ameaça ribeirinhos”

Redação Remanso News

Ministro chinês diz que EUA e Coreia do Norte podem entrar em guerra ‘a qualquer momento’

Redação Remanso News

Sento-Sé: Vereador questiona cobrança indevida da tarifa do tratamento de esgoto

Redação Remanso News

Deixe um comentário