31.9 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Google confirma planos de entrar na telefonia celular
Notícias

Google confirma planos de entrar na telefonia celular

th (35)

Pichai falou sobre o Android Pay, plataforma para pagamentos feitos com celulares do sistema operacional da empresa

Confirmando um rumor divulgado em janeiro, o Google declarou que formará sua própria operadora de telefonia celular. A informação foi dada pelo vice-presidente e chefe do Android, Sundar Pichai, durante a Mobile World Congress (MWC), em Barcelona. Em evento do Google na feira, Pichai foi entrevistado no palco pelo jornalista Brad Stone (autor de A Loja de Tudo, sobre a história de Jeff Bezos e da Amazon).

Quando perguntado sobre os planos do Google de lançar sua própria MVNO (operadora móvel com rede virtual, que comercializa o serviço, mas aluga a infraestrutura de outra operadora), o executivo respondeu que a empreitada está a caminho. Pichai falou pouco sobre o projeto mas deu a entender que ele deve seguir a filosofia do Nexus, a linha de smartphones do Google que não se preocupa em ser líder de mercado, mas apontar tendências futuras e tentar influenciar o mercado como um todo. “É pequeno comparado ao resto da indústria, mas é de ponta”.

E prosseguiu: “Estamos no estágio onde precisamos pensar em hardware, software e conectividade juntos. Em especial, com coisas como relógios.” De acordo com Pichai, a operadora MVNO será um negócio de escala reduzida em comparação com o resto do setor e que “trabalhará com parceiros existentes”. Sobre perspectiva de data de lançamento, Pichai disse apenas que “algumas das ideias se realizarão nos próximos meses”. Perguntado se as operadoras norte-americanas Verizon e AT&T “não teriam um problema com isso?”, Pichai afirmou que o Google conversou com as empresas e que vai “trabalhar com parceiros”.

“As operadoras de telefonia nos EUA movem a maior parte dos nossos telefones Android e esse é o modelo que realmente funciona para nós”. Sobre as possíveis inovações que a operadora do Google poderia apresentar, o executivo deu apenas um exemplo: a reconexão automática de ligações que caem. O serviço de telefonia do Google estaria disponível apenas nos Estados Unidos, de acordo com rumores previamente publicados sobre os planos da empresa. Em janeiro, o site The Information publicou que a gigante de buscas entrou em contato com outras operadoras de celular americanas para viabilizar a expansão do sua rede de fibra ótica, presente em algumas cidades dos Estados Unidos.

A empresa estaria negociando a compra de redes de voz e dados das operadoras norte-americanas T-Mobile e Sprint. Operadoras virtuais não possuem infraestrutura de rede própria e alugam estruturas de outras empresas para oferecer seus pacotes. Segundo fontes próximas à empresas citadas pelo site à época, o Google pretende vender seus planos de voz e dados por meio de uma loja online, provavelmente a Play Store, que hoje vende aplicativos, filmes e músicas para os usuários do sistema operacional Android.

Pagamentos
Em seguida, Pichai falou sobre o Android Pay, plataforma para pagamentos feitos com celulares do sistema operacional da empresa. Segundo ele, a tecnologia chega sob a forma de uma API (interface de programação de aplicativos) aberta a qualquer desenvolvedor. “Pagamentos móveis crescerão muito neste ano. Faz sentido, porque seu telefone está sempre com você”, pontuou. A nova plataforma será compatível com o Google Wallet, carteira virtual lançada pela empresa no mercado norte-americano em 2011 e que serve para armazenar dados de cartões de crédito e débito.

O Android Pay se utilizará de tecnologia NFC para que pagamentos possam ser feitos apenas aproximando o smartphone de um terminal de pagamento. Questionado se o novo sistema de pagamentos entraria em conflito com o anunciado no fim de semana pela Samsung (que usa sistema Android em seus smartphones), Pichai disse que “eles não competem necessariamente”.

ESTADÃO

Posts relacionados

Operação prende PM reformado e ex-policial acusados na morte de Marielle e Anderson

Redação Remanso News

STF decide que fumacê aéreo contra dengue precisa de autorização de órgãos ambientais

Redação Remanso News

Governo Federal define expediente nos dias de jogos da seleção

Redação Remanso News

Campanha de vacinação contra Influenza começa dia 04 de maio em Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

4ª Edição do São João das Tradições 2016 é realizado com sucesso em Campo A. de Lourdes

Redação Remanso News

Confirmado o Festival Serra da Capivara dias 27, 28 e 29 de julho

Redação Remanso News

Deixe um comentário