27.5 C
Remanso, BR
6 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Trabalhador que é afastado por doença no aviso prévio não pode ser dispensado
Brasil

Trabalhador que é afastado por doença no aviso prévio não pode ser dispensado

th (37)

Trabalhador que é afastado durante o aviso prévio indenizado e passa a receber auxílio-doença não pode ser dispensado. Com base nesse entendimento, a 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho anulou demissão de um trabalhador do Banco Safra durante o período indenizado.

Em decisão anterior, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) manteve a sentença que reconheceu a nulidade da dispensa, ocorrida em 3 de março de 2009, uma vez que o benefício do auxílio-doença foi deferido ao empregado a partir de 18 de março de 2009, no curso da projeção do aviso prévio. Na avaliação do Tribunal Regional, a sentença está em conformidade com aSúmula 371 do TST.

“O que se verifica na presente hipótese não é a nulidade da dispensa, mas sim, a impossibilidade da sua concretização em virtude da percepção do benefício previdenciário”, concluiu o Tribunal Regional, assinalando que o nexo de causalidade entre a doença que motivou o afastamento (LER/DORT) e a atividade que desenvolvia na empresa foi devidamente comprovado.

Ao analisar o Agravo de Instrumento do banco, alegando que a demissão de empregado é direito potestativo do empregador, o relator do caso no TST, desembargador convocado Paulo Maia Filho, afirmou que o preceito indicado pelo banco como ofensa constitucional (artigo 5º, inciso II, daConstituição da República), não se mostra ofendido, como exige o artigo 896, alínea “c”, daConsolidação das Leis do Trabalho.

A 6ª Turma decidiu por unanimidade negar provimento ao Agravo. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

Posts relacionados

Diretório do PT ameaça revolução civil caso candidatura de Lula seja barrada

Redação Remanso News

Eleições 2018: 20% dos candidatos ao Senado tiveram 1% dos votos

Redação Remanso News

PSOL protocola pedido de impeachment contra Temer

Redação Remanso News

Bolsonaro promete dar ‘carta branca’ a PM para matar em serviço

Redação Remanso News

Auxílio volta a ser pago em março, em até 4 parcelas, anuncia Bolsonaro

Redação Remanso News

ABJD exige apuração de crimes de Bolsonaro e Moro

Redação Remanso News

Deixe um comentário