27.3 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • ABJD exige apuração de crimes de Bolsonaro e Moro
Brasil

ABJD exige apuração de crimes de Bolsonaro e Moro

Em mais um dos sucessivos episódios de escândalos do governo Bolsonaro, a demissão do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, ocorrida na sexta-feira (24), a pedido, revelou uma série de crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo próprio agora ex-ministro.

Em pronunciamento, Moro revelou que Bolsonaro cometeu crimes de falsidade ideológica, advocacia administrativa e tentativa de obstrução à justiça, interferindo no trabalho da Polícia Federal (PF).

Não esclareceu, contudo, porque ele próprio não denunciou os fatos a seu tempo, o que significa crime de prevaricação. Confessou, ainda, ter solicitado para sua família a percepção de uma pensão ilegal, caso algo lhe ocorresse, uma vantagem indevida do cargo, fora das hipóteses normativas, para assumir o cargo de ministro de Estado.

O presidente Jair Bolsonaro, por seu turno, em entrevista coletiva, afirmou que Sérgio Moro negociou a troca do cargo do diretor-geral da PF, condicionada à sua nomeação ao Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro, quando a vaga surgirá.

A disputa é de egos e por poder. As únicas vítimas de verdade nesse episódio são a democracia e a sociedade.

Quem defende a Constituição Federal e o Estado Democrático de Direito não pode admitir o aparelhamento de órgãos e negociação de cargos, em detrimento do interesse público para a proteção de pessoas, sejam familiares ou não. E é nesse sentido que a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) reafirma seus compromissos democráticos para exigir que os fatos narrados como crimes sejam, todos eles, esclarecidos, no âmbito do Poder Judiciário e do Poder Legislativo, em suas respectivas competências.

Sheila de Oliveira

Assessoria de Comunicação ABJD

Posts relacionados

Pandemia: Bancos reduzem atendimento a partir desta terça (24), contra coronavírus

Redação Remanso News

Dilma fecha ano fortalecida, mas economia é “pedra no sapato”

Redação Remanso News

Café da manhã de Temer em aeronave custaria R$ 96,00 por dia, com R$1,7mi

Redação Remanso News

Preços dos combustíveis devem se manter estáveis em 2019

Redação Remanso News

Artigo – o aumento da violência é eminente

Redação Remanso News

Petrobras aumenta o diesel em 13% e gasolina em 1,53% nas refinarias

Redação Remanso News

Deixe um comentário