26 de outubro de 2025
Remanso News
Notícias

Políticos são declarados mortos no sistema do SUS

feliciano1-580x326

Folhapress

Uma ação no sistema de cadastro nacional do SUS alterou informações de políticos e personalidades públicas para declará-los mortos. A alteração foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta semana.

Nas redes sociais, um grupo de hackers afirma ter alterado os cadastros do ex-presidente Lula, do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), dos deputados Marco Feliciano (PSC-SP), Maria do Rosário (PT-RS) e do ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró.

As informações constavam da base nacional do Cadastro Nacional de Usuários do SUS, que mantém dados da maioria dos brasileiros e possui uma interface com outro sistema, que registra informações sobre mortalidade.

Em nota, o Ministério da Saúde informa que identificou uma “tentativa indevida de alteração” no cadastro dos usuários do SUS e encaminhou um pedido de investigação à Polícia Federal para determinar os responsáveis e as punições legais.

A pasta, no entanto, nega que o sistema tenha sido alvo de hackers. Segundo o ministério, a ação foi executada por meio do login de uma pessoa autorizada a operar o sistema, dentro de uma unidade de saúde ­a pasta investiga se a senha foi roubada.

“A pasta identificou de onde foi realizada a tentativa, bem como o operador, e está adotando as providências cabíveis em âmbito administrativo como cancelamento da senha. Após detectar o problema, as informações foram corrigidas”, afirma.

O ministério informou ainda que trabalha na implementação de “novas medidas de segurança” como certificado digital e dupla identificação para alteração de dados de pessoas públicas.

Fonte: Folhapress

Posts relacionados

Profissão perigo: Supremo não reconhece aposentadoria especial para oficiais de Justiça

Redação Remanso News

TRE-BA firma parceria com Prefeitura de Remanso para o recadastramento biométrico

Redação Remanso News

Padre é assassinado com 29 facadas em casa paroquial

Redação Remanso News

Obama disse que subestimou ameaça implantada por ataques cibernéticos

Redação Remanso News

Consumidores criticam proposta de limitar uso da internet fixa; entenda!

Redação Remanso News

Maioria dos reeleitos na Câmara foi contra reformas

Redação Remanso News

Deixe um comentário