5 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Universidades estaduais decidem continuar em greve
Destaque

Universidades estaduais decidem continuar em greve

Paralisação já dura 71 dias
Professores em greve da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) decidiram nesta quinta-feira (23) manter a paralisação, que já chega a 71 dias.

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) informou que a minutra de acordo do governo é um avanço, mas ainda faltam pontos que serão discutidos em reunião esta semana.

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs) informou que a assembleia analisou o acordo apresentado pelos professores, e que apesar deste “contemplar minimamente as reivindicações”, ainda precisa de ajustes. O documento, de qualquer forma, é classificado como “um grande conquista” pelos professores.

RTEmagicC_8d4781afeb.jpg

                                               Assembleia da Aduneb (Foto: Divulgação/Aduneb)

Ainda na assembleia, os professores aprovaram uma moção de repúdio ao secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e ao governador Rui Costa, por enviar viaturas da Polícia Militar para a Secretaria da Educação, então ocupada pelos docentes. A Adufs diz que o uso da PM foi para “reprimir e criminalizar” o movimento.

As outras universidades também fizeram assembleias que votaram pela continuidade da greve.

A proposta do governo traz a revogação da Lei 7176/97 que, segundo os professores, interfere na autonomia da gestão universitária, direitos trabalhistas como promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho, além de devolução de cotas do orçamento retiradas das universidades no primeiro trimestre, e compromisso de que, até o final de 2015, não haverá cortes e contingenciamento no orçamento.

Uma nova reunião entre professores e Secretaria da Educação foi marcada para esta sexta-feira (24), às 15h30, e só aí a secretaria deve se manifestar. A próxima assembleia dos docentes está marcada para o dia 30 de julho.

RTEmagicC_adufsassembleia.jpg

Assembleia da Adufs (Foto: Divulgação)

Posts relacionados

Juazeiro: MP Federal ajuíza ação para que o Estado da Bahia não descredencie os serviços do SOTE

Redação Remanso News

Volkswagen anuncia corte de 30 mil postos de trabalho; Brasil pode ser afetado

Redação Remanso News

Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias

Redação Remanso News

Eleições 2024- Calendário eleitoral prevê de 20 de julho a 5 de agosto que partidos podem realizar convenções partidárias

Redação Remanso News

PT baiano adia reunião para deliberações por conta da morte de Zezeu Ribeiro

Redação Remanso News

Guerra Política: Repercute farpas entre Jerônimo Rodrigues e Acm Neto

Redação Remanso News

Deixe um comentário