5 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Lula diz que Dilma “fez pedaladas” para pagar Bolsa Família – confira
Destaque

Lula diz que Dilma “fez pedaladas” para pagar Bolsa Família – confira

b7ddc0365d417ff86dc1112d386da503

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (13), em São Bernardo do Campo (SP), que a presidente Dilma Rousseff fez as chamadas “pedaladas fiscais” como meio de assegurar o pagamento dos programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida.
Na semana passada, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a rejeição das contas do ano passado do governo federal devido, entre outros motivos, ao atraso nos pagamentos dos benefícios a bancos públicos.
Por causa do adiamento das transferências a instituições financeiras como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES, esses bancos tiveram de usar recursos próprios para honrar os programas federais, em uma espécie de “empréstimo” ao governo, manobra contábil apelidada de “pedalada fiscal”.
“Agora, estou vendo a Dilma ser atacada pelas pedaladas. Não conheço o processo, não li. A Dilma, em algum momento, ela tenha deixado de repassar dinheiro do Orçamento para a Caixa, não sei, por conta de algumas coisas que ela tinha de pagar e não tinha dinheiro. E qual eram as coisas que ela tinha de pagar? Ela fez as pedaladas para pagar o Bolsa Família. Ela fez as pedaladas para pagar o Minha Casa, Minha Vida”, disse Lula durante discurso no 1º Congresso Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores.
Além de Lula, participaram do evento de pequenos produtores rurais o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), o secretário de Direitos Humanos de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias (PT).
O ministro falou sobre a possibilidade de abertura de um processo de impeachment da presidente Dilma. “Não vamos recuar na democracia. Quem ganhou governa. É assim na democracia e quem perdeu tem de se preparar para a próxima eleição. Precisamos fazer acertos econômicos. Temos desafios, mas não vamos perder o rumo”, declarou.

G1 São Paulo

Posts relacionados

Fim do auxílio emergencial deixará 48 milhões sem ajuda do governo

Redação Remanso News

Multas de trânsito podem ser substituídas por uma simples advertência; veja como solicitar

Redação Remanso News

Após clarão e estrondo, objeto não identificado é encontrado por moradores em Camaçari

Redação Remanso News

Gaza recupera cerca de 150 corpos em escombros após início do cessar-fogo

Redação Remanso News

Vende-se! Fazenda Maringá com excelente localização no município de Remanso

Redação Remanso News

“Queremos o retorno das aulas, mas o momento não está fácil”, diz Rui em reunião com prefeitos

Redação Remanso News

Deixe um comentário