29 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Nelson Barbosa será o novo ministro da Fazenda; anúncio oficial será nesta 6ª, diz fonte do Planalto
Brasil

Nelson Barbosa será o novo ministro da Fazenda; anúncio oficial será nesta 6ª, diz fonte do Planalto

BBnHZq1

Nelson Barbosa será o novo ministro da Fazenda, substituindo Joaquim Levy, e o anúncio oficial será ainda nesta sexta-feira, disse à Reuters uma fonte do Palácio do Planalto.
Barbosa é atualmente o ministro do Planejamento e vai trocar de pasta com o objetivo de ampliar o discurso sobre a necessidade de organizar as contas públicas para incluir também esforços voltados ao crescimento e resgatar a confiança de empresários e famílias.

O atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, assumirá o Planejamento com a ida de Barbosa para Fazenda, segundo a fonte do Palácio do Planalto.

O futuro ministro da Fazenda tem uma posição menos radical sobre política fiscal, ao contrário de Levy, sempre contrário a afrouxamentos.

O último embate entre os dois aconteceu nos últimos dias, para a definição da meta de superávit primário de 2016. Enquanto Nelson queria reduzir o objetivo e abrir a possibilidade de abatimento –que, na prática, zeraria a meta–, Levy defendia que ela não deveria ser mexida.

Na véspera, o Congresso aprovou uma meta menor, de 0,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), ante 0,7 por cento defendida por Levy, mas barrou a possibilidade de descontos, como inicialmente queria o Executivo.

Diante do constante vaivém do alvo da economia para pagamento dos juros da dívida pública, o Brasil perdeu o grau de investimento pelas agências de classificação de risco Fitch e Standard & Poor’s.

A ida de Barbosa para o Ministério da Fazenda não agradou os mercados. A Bovespa despencou quase 3 por cento, enquanto que o dólar futuro saltou 2,5 por cento sobre o real.

Reuters

Posts relacionados

Proposta prevê aposentadoria rural menor que o salário mínimo

Redação Remanso News

Trabalhador poderá sacar todo o saldo de contas inativas do FGTS, diz Temer

Redação Remanso News

Apresentador Marcelo Rezende é internado em São Paulo

Redação Remanso News

Concurso da Polícia Federal publica autorização para promover concurso público com 500 vagas

Redação Remanso News

Ex-presidente Lula se entrega à Polícia Federal

Redação Remanso News

Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana em todo o país

Redação Remanso News

Deixe um comentário