30.6 C
Remanso, BR
10 de setembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Nova versão do sistema de emissão de carteiras de trabalho será implantada na Bahia
Geral

Nova versão do sistema de emissão de carteiras de trabalho será implantada na Bahia

timthumb

O sistema de emissão de carteiras de trabalho na Bahia vai mudar em julho. O novo procedimento será mais moderno e seguro para os trabalhadores. No entanto, durante o período de migração, que vai de 16 de junho a 3 de julho, haverá interrupção no serviço em todo o estado, incluindo as agências do Ministério do Trabalho, as prefeituras e sindicatos que atualmente emitem o documento.

Quem necessita da carteira de trabalho com urgência, precisa se antecipar e fazer a solicitação antes do dia 16. Quem for contratado durante o período de interrupção do serviço e ainda não tiver o documento, pode ficar tranquilo, pois, em casos como esse, a lei dá prazo de até 30 dias para a carteira ser assinada – desde que a empresa emita um atestado com a data de admissão, a natureza do trabalho, o salário e a forma de pagamento. O mesmo se aplica em casos de demissão.

O novo sistema do Ministério do Trabalho terá verificação com a base de dados da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal e dos Correios, dando mais segurança ao processo de emissão do documento e evitando fraudes. As informações serão autenticadas no ato do atendimento, quando será tirada a foto do trabalhador e serão coletadas as digitais e a assinatura. O prazo de entrega da carteira continuará sendo de dois dias úteis na capital e 15 dias úteis no interior.

Para agendar atendimento

Nas unidades que fazem agendamento pela internet, os trabalhadores precisam acessar o sitehttp://saa.mte.gov.br/  antes do dia 16 e marcar o dia e horário de atendimento.

Na gerência do Trabalho em Eunápolis e nas agências de Guanambi, Itabuna, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, São Sebastião do Passé e Senhor do Bonfim, em que o atendimento é feito por ordem de chegada, é necessário ir pessoalmente às unidades até 15 de junho.

Em caso de necessidade do documento durante a interrupção do serviço:

A empresa deverá seguir a previsão legal descrita no § 3º e § 4º do Artigo 13 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT):

3º – Nas localidades onde não for emitida a Carteira de Trabalho e Previdência Social poderá ser admitido, até 30 (trinta) dias, o exercício de emprego ou atividade remunerada por quem não a possua, ficando a empresa obrigada a permitir o comparecimento do empregado ao posto de emissão mais próximo. (Redação dada pela Lei nº 5.686, de 03.08.71).
4º – Na hipótese do § 3º:
I – o empregador fornecerá ao empregado, no ato da admissão, documento do qual constem a data da admissão, a natureza do trabalho, o salário e a forma de seu pagamento; II – se o empregado não possuir a carteira na data em que for dispensado, o empregador lhe fornecerá atestado de que conste o histórico da relação empregatícia. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 926, de 10.10.69).

Posts relacionados

Coronel Anselmo tomou posse nesta quarta-feira (31), da 6º SR Codevasf. Evento foi realizado no escritório da Companhia em Salvador

Redação Remanso News

Multidão acompanha Lula no sertão da PB para inaugurar ‘transposição’

Redação Remanso News

Professor observa possível caso de plágio no ENEM

Redação Remanso News

Sento-Sé: Ana Passos faz reunião com secretário de infraestrutura da Bahia

Redação Remanso News

Cantora acusa Ximbinha de assédio: ‘Dizia estar mal para me apalpar’

Redação Remanso News

Trabalho infantil: o que é e por que esse é um problema a ser combatido

Redação Remanso News

Deixe um comentário