10 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Sem controle: China confirma que sua estação espacial vai cair na Terra
Notícias

Sem controle: China confirma que sua estação espacial vai cair na Terra

Estação espacial chinesa: módulo foi lançado em 2011 e orbitou a Terra por mais de quatro anos

size810169foguetedachina-300x250e

Após mais de quatro anos no espaço, a primeira estação espacial da China está a caminho da Terra. Porém, seu “pouso” não será nada tranquilo. Segundo a agência de notícias Xinhua, autoridades chinesas revelaram que a estação Tiangong-1 provavelmente vai colidir com a atmosfera do planeta em 2017.

O anúncio confirma o que astronômos especulam há meses: a China perdeu o controle de um dos módulos da estação. Jonathan McDowell, renomado astrofísico de Harvard, disse em entrevista ao The Guardian que o comunicado sugere que a estação espacial chinesa irá adentrar a atmosfera de maneira “natural”.

Caso essa suspeita se confirme, será impossível prever onde os destroços da Tiangong-1 irão cair. “Nós, provavelmente, só saberemos quando ela irá cair seis ou sete horas antes de acontecer. Não saber quando irá cair traduz como não saber onde irá pousar”, disse o astrofísico.

Wu Ping, vice-diretor do escritório de engenharia espacial da China, disse em conferência que a entrada abrupta da estação na Terra não irá causar problemas. “Com base em nosso cálculo e análise, a maior parte do laboratório espacial irá queimar durante a queda”, afirmou.

Para McDowell, algumas partes, como os motores de foguetes, são tão densas que não irão queimar completamente. “Sobrarão pedaços de 100 quilogramas ou mais”, disse ele.

size810169foguetedachina

A Tiangong-1, que significa Palácio Celestial em chinês, ainda está orbitando a Terra a uma altitude de 370 km – um pouco abaixo da altitude de 400 km da estação espacial internacional – de acordo com as autoridades do país.

Lançada em setembro de 2011, a estação espacial tem dez metros de comprimento e pesa 8,5 toneladas. Durante sua estadia no espaço, a Tiangong-1 recebeu três naves espaciais: Shenzhou-8 em novembro de 2011, Shenzhou-9 em junho de 2012 e Shenzhou-10 em junho de 2013. As duas últimas missões somadas transportaram seis astronautas chineses.

A estação terminou suas atividades em março de 2016. Desde então, vários astrônomos começaram a suspeitar que a estação estava fora de rumo. O governo chinês nunca tinha emitido, até então, um comunicado sobre o assunto – o que aumentava as incertezas sobre o assunto.

A China lançou recentemente uma nova estação espacial experimental, a Tiangong-2. O país planeja ter uma estação espacial completa até o início da próxima década.

Fonte: Com informações de Exame

Posts relacionados

Deputados aprovam lei que beneficia prefeitos que ultrapassam limite de gastos com pessoal

Redação Remanso News

TRAGÉDIA! Padre morre em grave acidente na cidade de Dário Meira (BA)

Redação Remanso News

MPF questiona Anac e Avianca sobre prejuízos a passageiros

Redação Remanso News

Mais de 90% dos deputados tentarão a reeleição em outubro

Redação Remanso News

Aras recebe relatório da CPI do BNDES que pede indiciamento de Mantega e Palocci

Redação Remanso News

Entorno do TRF-4 terá bloqueio ‘aéreo, terrestre e naval’ para julgamento de Lula

Redação Remanso News

Deixe um comentário