28.1 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Relator no TCU recomenda rejeição das contas do governo Dilma de 2015
Brasil

Relator no TCU recomenda rejeição das contas do governo Dilma de 2015

O relatório de Múcio ainda está sendo votado pelos demais ministros

dididl-300x250e

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, relator do processo que analisa as contas do governo federal em 2015, recomendou que o Congresso Nacional rejeite as contas da presidenta cassada Dilma Rousseff. O relatório de Múcio ainda está sendo votado pelos demais ministros, que podem aprovar ou rejeitar, parcial ou integralmente, o documento antes de enviá-lo ao Congresso Nacional, a quem cabe a decisão final sobre o assunto.

Durante sua fala inicial, o ministro afirmou que as as auditorias das contas da gestãoda ex-presidenta Dilma Rousseff trouxeram à tona um rol de irregularidades graves. Segundo Múcio, as contas da ex-presidenta não observaram princípios legais, em particular a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Em seu relatório preliminar, Múcio já havia apontado 17 irregularidades, dentre elas “graves irregularidades que “tiveram como consequência a manutenção ou expansão dos gastos públicos em um cenário onde a legislação orçamentária e fiscal impunha uma maior restrição na execução dos gastos”.

Para o ministro, ao abusar da abertura de créditos suplementares ao longo de 2015, o governo federal se valeu de atos “que afetaram os principíos da transparência” e “dificultaram a atuação dos órgãos de controle”, como o Congresso Nacional.

“A banalização do uso de MPs pelo governo camuflou as despesas e dificultou o controle”, comentou Múcio, sinalizando que ao examinar os fatos e atos realizados em 2015, o TCU procura “resgatar a dignidade da questão orçamentária no país”, “fomentando uma radical mudança na mentalidade dos gestores públicos no tocante a como tratam os orçamentos”.

A defesa da presidenta Dilma voltou a alegar que todos os atos da presidente anteriores a outubro de 2015 estavam escorados nos pareceres de sua assessoria jurídica e que estes estavam baseados na jurisprudência então em vigor. A mesma justificativa foi apresentada ao Senado durante o julgamento do processo de impeachment da petista e rejeitada pelos parlamentares. O advogado Ricardo Lodi argumentou que, em um quadro de crise financeira, fiscal e política que provocou a vertiginosa queda de arrecadação tributária, “o governo teve que se adaptar e só não ficou paralisado devido à alteração da Meta Fiscal, aprovada pelo Congresso Nacional”.

(Com informações da Agência Brasil)

Posts relacionados

Eleições 2016 faltam 4 dias: detenção de eleitores tem restrições a partir desta terça-feira (27/9)

Redação Remanso News

Com crise superada, parque nacional serra da capivara volta a atrair turistas

Redação Remanso News

Por determinação de Moro, Dirceu vai cumprir prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica

Redação Remanso News

Ministério do Trabalho publica alterações no Cadastro Nacional

Redação Remanso News

Ministro de Temer teria recebido R$ 7 mi em caixa 2; Odebrecht cita PCdoB, PROS, PP e PDT

Redação Remanso News

Com 267 votos, Eduardo Cunha é eleito presidente da Câmara dos deputados

Redação Remanso News

Deixe um comentário