22.8 C
Remanso, BR
1 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • 29º Seminário nacional de cebola e 20º seminário de cebola do Mercosul serão iniciados nesta quarta-feira (26) em Juazeiro
Bahia Juazeiro

29º Seminário nacional de cebola e 20º seminário de cebola do Mercosul serão iniciados nesta quarta-feira (26) em Juazeiro

Tem inicio nesta quarta-feira (26) e segue até o dia 28, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Juazeiro, o 29º Seminário Nacional de Cebola e o 20º Seminário de Cebola do Mercosul, um dos eventos mais relevantes para o agronegócio do Vale do São Francisco.

Uma parceria da Prefeitura de Juazeiro, através da ADEAP e instituições ligadas ao setor agrícola, o evento é uma realização da Associação dos Produtores de Cebola do Médio São Francisco (Aprocesf), Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace) e Embrapa.

O seminário debaterá temas como produção, melhoramento genético e mercado, abrindo espaço para questões como assoreamento do rio, revitalização e preservação ambiental. A abordagem será feita pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que traz para os visitantes a discussão ‘Bacia do São Francisco – Recomposição e Defesa’.

De acordo com o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Inaldo Guerra, serão apresentadas ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, incluindo o Plano Novo Chico, um investimento do governo federal da ordem de R$ 34 milhões.

Os participantes dos seminários poderão ainda tirar dúvidas sobre preservação ambiental, obras para conter o desmoronamento da margem do rio, assoreamento e a ocupação de áreas de preservação permanente. “Essas obras promovem a recuperação e a preservação do rio, o que garante mais qualidade e quantidade de água para a população. Os beneficiados são os cidadãos”, afirmou Guerra.

Durante os três dias de evento todos os participantes estarão debatendo atividades que priorizam a sustentabilidade e o sistema ecologicamente seguro. “Serão inúmero assuntos que vãos desde alternativas viáveis para a recomposição e defesa da Bacia do São Francisco, até a análise de mercados e alternativas de redirecionamento da produção de cebola. Juazeiro está de parabéns por sediar um evento de tamanha importância para agricultura do Vale do São Francisco”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraiza Carvalho.
Ascom/Juazeiro

Posts relacionados

Semana do Guerreiro festeja 18 anos da Cipe Caatinga

Redação Remanso News

Levantamento do IBGE estima população atual da Bahia em quase 15 milhões de habitantes

Redação Remanso News

Rotary Club realiza teste grátis de hepatite c em Juazeiro

Redação Remanso News

Sob protestos, vereadores de Juazeiro aprovam projetos do executivo

Redação Remanso News

Demissões na Rede Bahia continuam e chegam à TV Sudoeste

Redação Remanso News

Bahia registrou 47 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 21 excluídos

Redação Remanso News

Deixe um comentário