26 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Alistamento militar termina na próxima sexta-feira (30); é obrigatório
Brasil

Alistamento militar termina na próxima sexta-feira (30); é obrigatório

O prazo para o alistamento militar obrigatório deste ano termina na próxima sexta-feira (30). Segundo levantamento, cerca de 300 mil jovens em todo o País ainda não se apresentaram nas Juntas do Serviço Militar (JSM) para o processo.

Todos os jovens brasileiros do sexomasculino que completam 18 anos em 2017 são obrigados a comparecer à Junta mais próxima a sua casa para o alistamento. Caso more no exterior, o cidadão deverá procurar os consulados ou embaixadas do Brasil.

“Estar em dia com o serviço militar evita algumas restrições como obter passaporte, exercer cargo público e até mesmo receber qualquer prêmio do governo federal”, ressalta o coordenador do Serviço Militar do Ministério da Defesa, Coronel André Buarque Ribeiro dos Anjos.

Todo ano, cerca de dois milhões de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 100 mil são incorporados às Forças Armadas.

Alistamento online
Os moradores dos Estados do Amapá, Pará, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul,Tocantins, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo também podem se alistar pela internet.

O serviço online ainda não está disponível para Acre, Amazonas, Espírito Santo, Rio de janeiro, Rondônia, Roraima e São Paulo (interior).

Os documentos necessários para efetivação do alistamento são: certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3×4 recente.

Após o alistamento, será anotado ou anexado no verso do Certificado de Alistamento Militar (CAM) a data de retorno à Junta de Serviço Militar para que o jovem possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar.

Fonte: Portal Brasil, com informações da FAB

Posts relacionados

Governo cumpre acordo e divide multa da repatriação com estados e municípios

Redação Remanso News

Inscrições para o Sisu são adiadas para julho, confirma ministro

Redação Remanso News

Cunha pretende lançar filha como candidata a deputada federal em 2018

Redação Remanso News

Correios abrem 4.462 vagas para Programa Jovem Aprendiz

Redação Remanso News

Centrais sindicais e empresários se reúnem com Temer no Planalto nesta terça

Redação Remanso News

Viajamos para revelar que temos estabilidade política e segurança jurídica, diz Temer

Redação Remanso News

Deixe um comentário