29.4 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Anvisa aprova por unanimidade uso da vacina de Oxford e da Coronavac
Brasil

Anvisa aprova por unanimidade uso da vacina de Oxford e da Coronavac

Em decisão unânime, A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou neste domingo, 17, o uso emergencial de duas vacinas contra a covid-19 – a Coronavac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e o imunizante criado pela farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca e Universidade de Oxford, que têm parceria com a Fiocruz.

A decisão foi tomada pela diretoria da Anvisa em uma reunião transmitida ao vivo, em resposta aos pedidos de registro emergencial feitos em 8 de janeiro pelo Butantan, ligado ao governo de São Paulo, e pela Fiocruz, uma entidade do governo federal.

Os pedidos se referem a seis milhões de doses da Coronavac importadas prontas da China, e dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca-Oxford, que serão importadas do laboratório Serum, da Índia. Tanto o Butantan quanto a Fiocruz desenvolvem as respectivas vacinas no Brasil.

Cinco diretores da Anvisa votaram neste domingo. Todos seguiram o voto da relatora dos pedidos, Meiruze Freitas, favorável às aprovações. “Guiada pela ciência e pelos dados, a equipe concluiu que os benefícios conhecidos e potenciais dessas vacinas superam seus riscos. Os servidores vêm trabalhando com dedicação integral e senso de urgência”, disse a relatora.

Com a autorização concedida, as vacinas poderão começar a ser aplicadas no país depois que a decisão for oficialmente informada aos respectivos laboratórios.

Reunião para aprovação

A primeira etapa de verificação da Anvisa analisou se a documentação e as informações essenciais estavam nos materiais apresentados pelos centros de pesquisa. Após essa triagem, os técnicos da Anvisa passaram a examinar os relatórios enviados e os dados constantes nos requerimentos submetidos.

Ao todo, três áreas da agência fizeram exame da documentação apresentada: a de registro de medicamentos, a de boas práticas de fabricação e a de farmacovigilância de medicamentos. Cada setor elaborou um parecer, todos favoráveis à autorização, que serviram como base para a análise e decisão da diretoria colegiada.

Ao abrir a reunião neste domingo, o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, alertou que, mesmo com o início da campanha de imunização, o país só terá sucesso no combate ao coronavírus se houver “mudança no comportamento social”.

“O momento é de conscientização, união e trabalho. O inimigo é um só. A nossa chance, a nossa melhor chance nesta guerra passa, obrigatoriamente, pela mudança de comportamento social, sem a qual, mesmo com vacinas, a vitória não será alcançada”, afirmou.

Barra Torres se referia às medidas recomendadas por especialistas, autoridades sanitárias e a Organização Mundial da Saúde (OMS) contra a proliferação do vírus, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.

A Tarde

Posts relacionados

Notícia Boa: Governo federal pode ser proibido de criar despesas para estados e municípios

Redação Remanso News

Nova identidade unificada estará disponível em julho

Redação Remanso News

TSE inicia sessão para julgar registro da candidatura de Lula

Redação Remanso News

Disque 100 registrou mais de 11 mil denúncias contra pessoas com deficiência em 2018

Redação Remanso News

Joesley:diz que pagava mesada de R$ 50 mil a Aécio

Redação Remanso News

Fiocruz descobre que pernilongo pode ser transmissor do vírus Zika

Redação Remanso News

Deixe um comentário