30 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Políticas de banda larga vão priorizar mais pobres, afirma secretário
Brasil

Políticas de banda larga vão priorizar mais pobres, afirma secretário

Dados mostram que dos 68 milhões de domicílios do País 42% não têm acesso à internet

O secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), André Borges, afirmou nesta terça-feira (6) que as políticas de universalização da banda larga do governo federal vão priorizar as camadas mais pobres da população.

“No fundo, a conectividade tem que ser levada a todos. Para um determinado público, a política vai requerer mais recursos além da conexão, como um incentivo ao consumo e uma melhor formação para as pessoas fazerem uso dessa infraestrutura”, afirmou durante o workshop Subsídios à Formulação da Estratégia de Universalização do Acesso à Internet.

Um estudo apresentado pelo Ipea avaliou o impacto de diferentes cenários de investimentos na ampliação das redes de fibras ópticas nos municípios. Foi levada em conta a possibilidade de priorizar os aportes considerando fatores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), população, nível de renda e o potencial de mercado para o serviço de banda larga nas cidades.

De acordo com o secretário, “o foco do ministério vai ser, num primeiro momento, levar a conectividade para o maior número de pessoas e que estejam prontas a usar essa tecnologia de forma a evitar desperdícios”.

Dados apresentados no workshop mostram que 2.245 cidades brasileiras não contam ainda com redes de fibras ópticas. Além disso, dos 68 milhões de domicílios do País, 42% não possuem acesso à internet. Segundo o Ipea, o potencial de acesso, se a banda larga já estivesse disponível em todas as cidades, seria de 45 milhões de casas, um acréscimo de 6 milhões.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTIC

Posts relacionados

Mais Médicos: 820 profissionais já desistiram do programa

Redação Remanso News

Cardozo aciona PF para investigar vazamento de informações sobre Lula

Redação Remanso News

Inflação para famílias de baixa renda sobe 0,43% em julho

Redação Remanso News

Supremo prevê gastar até R$ 1 milhão com carros

Redação Remanso News

Supremo autoriza depoimento de Lula na Lava Jato

Redação Remanso News

Taurus critica decisão de Bolsonaro de zerar imposto de importação de armas

Redação Remanso News

Deixe um comentário