32.8 C
Remanso, BR
20 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Agricultores seguem com canais clandestinos no rio São Francisco mesmo após multa e esperam acordo
Destaque

Agricultores seguem com canais clandestinos no rio São Francisco mesmo após multa e esperam acordo

Agricultores do município de de Casa Nova, que foram multados pelo Ibama após abrirem canais no Rio São Francisco sem licença ambiental para irrigar plantações permanecem utilizando os canais clandestinos e esperam um acordo para que não possam ter que pagar o valor definido pelo órgão.

As multas foram aplicadas em agosto a 20 agriculores, cada um deles multados em R$ 50 mi após os canais serem abertos pela associação de produtores rurais da região. O Ibama disse, à época, que os canais abertos poderiam causar o assoreamento do leito, poluição e contaminação da água, e ainda provocar desperdício. O órgao, no entanto, não interditou os canais.

Os trabalhadores dizem que não tem intenção de prejudicar o meio ambiente, mas apenas de salvar as plantações diante da seca que atinge a região. “Eu não tenho condições de pagar essa multa. Estou com 53 anos de idade e nunca vi esse dinheiro na minha mão”, disse uma mulher que trabalha na regiçao.

A Agência Municipal do Meio Ambiente de Casa Nova informou que entrou com uma defesa administrativa para tentar converter a multa aplicada aos agricultores em algum tipo de prestação de serviço para compensação ambiental. O superintendente Isael Amaral afirma que aguarda uma audiência com o Ministério do Meio ambiente. “Esperamos essa audiência em Brasília para que, juntamente com o representante do município, o prefeito faça essa homologação do acordo”, destacou.
G1 Bahia

Posts relacionados

Tesouro Nacional bloqueia FPM dos municípios de Remanso e Pilão Arcado e mais 10 prefeituras na Bahia

Redação Remanso News

VÍDEO: Rui Costa assina decreto que dispensa uso de máscaras em ambientes abertos

Redação Remanso News

Governo da Bahia deve anunciar nesta semana o retorno das aulas remotas na rede estadual

Redação Remanso News

Lula depõe em segredo na Polícia Federal por duas horas

Redação Remanso News

Previsões para o ano novo “Brasil campeão e Bolsonaro presidente” afirmam místicos

Redação Remanso News

Planalto prevê panelaço contra Temer no pronunciamento do ‘7 de setembro’

Redação Remanso News

Deixe um comentário