32.4 C
Remanso, BR
16 de abril de 2024
Remanso News
Destaque Remanso Remanso noticias Remanso-Bahia Sobradinho

Remanso comemora 118 anos de emancipação

Remanso, Bahia é uma das cidades polos do Sertão do São Francisco que fica a 770 km de distância da capital Salvador, a cidade foi criada em 09 de agosto de 1900, está implantada as margens do Rio São Francisco e possui uma população de quase 42.000 habitantes segundo dados de 2016.

História

A REGIÃO era primitivamente habitada pelos índios e acoroazes.
No começo do século XVII, o território integrava a sesmaria do Conde da Ponte. O povoamento se iniciou no final do século XVIII, na fazenda “Arraial”, pertencente a Monel Félix da Veiga e arrematada por Joaquim José Gonçalves, em 1829. Estabeleceram-se ali famílias retirantes de Pilão Arcado, onde havia lutas armadas entre Guerreiro e os Militão.
A fertilidade do solo e a pesca contribuíram para a fixação dos colonos, que formaram o Arraial de Nossa Senhora do Remanso.
Em 1857, transferiu-se para ele a sede de Pilão Arcado, criando-se o município de Nossa Senhora do Remanso de Pilão Arcado. Simplificou-se a denominação para Remanso em 1990, com a elevação da vila à cidade.
O topônimo está ligado ao fato de as águas do Rio São Francisco correram vagarosamente, ficando como que paradas, naquele trecho.
Pelo decreto federal nº 10/77, de 28 de janeiro de 1977, a sede municipal foi transferida para local distante sete quilômetros da cidade velha, inundada pelas águas da Barragem Sobradinho, no Rio São Francisco.

Teve assim, o município, um quarto do seu território inundado e a nova cidade, planejada e construída pelo Governo Federal.
Gentílico: remansense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Remanso do Pilão do Arcado, por alvará de 15-10-1810.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Remanso do Pilão do Arcado, pela lei provincial nº 650, de 14-12-1857, desmembrado de Juazeiro. Sede na antiga vila de Remanso do Pilão Arcado. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-06-1858.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Remanso, pela lei estadual nº 369, de 08-08-1900.
Pela lei municipal de 25-01-1894, é criado o distrito de Peixe e anexado ao município de Remanso do Pilão Arcado.
Pela lei municipal de 25-01-1894, é criado o distrito de Poços e anexado ao município de Remanso do Pilão Arcado.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 3 distritos: Remanso, Peixe e Poços.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto estadual nº 11089, de 30-11-1938, o distrito de Peixe passou a denominar-se Campo Alegre.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município de é constituído de 3 distritos: Remanso, Campo Alegre e Poços.
Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, o distrito de Campo Alegre passou a denominar-se Catita confirmado pelo decreto estadual nº 12978, de 01-06-1944.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Remanso, Catita ex-Campo Alegre e Poços.
Pela lei estadual nº 628, de 30-12-1953, é criado o distrito de Peixe ex-povoado, com terras desmembradas do distrito de Catita e anexado ao município de Remanso.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 4 distritos: Remanso, Catita, Peixe e Poços.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VIII-1960.
Pela lei estadual nº 1702, de 05-07-1962, desmembra do município de Remanso os distritos de Catita e Peixe, para formar o novo município com a denominação de Campo Alegre de Lourdes.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Remanso e Poços.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.  Alteração toponímica municipal
Remanso do Pilão Arcado para simplesmente Remanso alterado, pela lei estadual nª 369, de 08-08-1900.

Pontos Turísticos 

Prainha de Amaralina: mais conhecida como “Prainha” é o principal ponto turístico do município. Trata-se de uma praia fluvial, localizada a 800 metros do centro da cidade. O acesso é facilitado por uma via em mão dupla — Avenida Manoel Amâncio Coelho. Na área existe um complexo com 13 barracas, que servem bebidas e petiscos típicos; um restaurante — “Velho Chico” — especializado na gastronomia regional, com ênfase nos pescados; além de banheiros, chuveiros e área de estacionamento. Existe também no local uma pista de motocross. Quando o Lago de Sobradinho está acima da cota, as suas águas aproximam-se mais das barracas e torna-se um atrativo à parte.

Cais de Remanso: É o porto fluvial da cidade, construído pela CHESF no período em que foram executadas as obras de construção civil da cidade. Essa obra consiste numa banca que avança em direção ao Lago de Sobradinho. A pista ainda não é pavimentada e pedras de grandes dimensões ladeiam a banca funcionando como uma barreira de proteção.

Lago de Sobradinho:  Um dos maiores lagos artificiais do mundo reserva gratas surpresas aos turistas e moradores locais. O rio é explorado turisticamente através de passeios de barcas que levam às pequenas ilhotas que se formam nos períodos de baixa do lago e aos bancos de dunas que surgem nas margens do rio. A pesca esportiva é outro tipo de lazer praticado nas águas do Lago de Sobradinho.
Através de embarcações chega-se às ruínas — os reservatórios de água – a uns 5km da Prainha. As duas caixas d’água ainda resistem incólumes entre as outras construções da “cidade velha”. Essas edificações foram depredadas em dois momentos: antes da inundação do Lago de Sobradinho, na época da transferência para a “cidade nova”, ou depois, a partir do final dos anos de 1980 quando as águas da barragem baixaram a níveis críticos a pontos de fazer reaparecer as ruínas das cidades submergidas.

Economia: A maior riqueza da Cidade é o belo Rio São Francisco, além disso o que move a economia local é a agricultura, pecuária e pesca .

Estrutura da cidade: Remanso possui atualmente cerca de 70% de suas ruas pavimentadas, 100% de ruas iluminadas, e 90% de rede de esgoto. Não podemos dizer o mesmos das estradas que trazem o alimento e o progresso para esta cidade, posto que estão completamente abandonadas, sem posto policial, e carecendo de infra-estrutura. O porto de Remanso é o segundo mais movimentado da microrregião de Juazeiro.perdendo apenas para Juazeiro por ser o centro regional desta área da Bahia.
O comércio da cidade é bastante movimentado detendo de várias opções de varejo e atacado entre lojas de móveis,eletrodomésticos,roupas e etc.

Na comunicação Remanso possui duas emissoras de Rádio, Sociedade da Bahia (Vira Mar), e a comunitária  Zabelê FM.

A cidade é servida por 3 provedores de internet, cobrindo toda cidade,além dos serviços fornecidos pelas operadoras de celulares OI, Claro,VIVO e TIM .

O sinal de TV chega através do sistema de recepção e retransmissão local que repete o sinal da TV São Francisco ,TV Aratu, TV Itapuã, TV Bahia, Rede Tv, TVE BA.
Na área hoteleira Remanso possui hotéis confortáveis e aconchegantes .

Na área de saúde Remanso conta com os serviços hospitalares da casa de saúde de Remanso e o Hospital São Pedro além do Unidade de atendimento de urgência e emergência e vários postos de saudê do município espalhados pela cidade e interior.

Remanso possui 3 agências bancárias, Banco do Brasil, Bradesco e agência da Caixa Econômica, além de um posto avançado do Banco do Nordeste, e correspondentes bancários em vários pontos da cidade.

Com Informações adicionais: IBGE, Remanso Web.

Posts relacionados

Planalto teme debandada no Ministério da Saúde em meio à pandemia

Redação Remanso News

LBV inaugura novas instalações de seu Centro Comunitário — Unidade Bonocô em Salvador

Redação Remanso News

Emoções em jogos de Copa aumentam em até 8% número de infartos

Redação Remanso News

Deputado Tum quebra silêncio e denúncia morosidade dos líderes do bloco de Oposição e Governo na ALBA: “querem boicotar a CPI da Coelba”

Redação Remanso News

Globo É Condenada Em R$ 300 Mil E Perde Os Direitos De Transmissão De Clube Da Série A; Saiba Qual

Redação Remanso News

Pilão Arcado tem 41 casos confirmados da COVID-19

Redação Remanso News

Deixe um comentário