31.6 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Fake News e pesquisas contribuem para comportamento manada, avaliam especialistas
Destaque

Fake News e pesquisas contribuem para comportamento manada, avaliam especialistas

Pesquisas eleitorais e notícias falsas, elementos marcantes na eleição de 2018, influenciam diretamente um fenômeno que a psicologia comportamental coloca como efeito ou comportamento de manada, de acordo com a psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade Salvador, Daniela Bahia Moscon, e o conselheiro do Conselho Regional de Psicologia da Bahia Renan Rocha.

Chama-se de “comportamento de manada” o fato de determinado indivíduo seguir comportamentos e padrões comportamentais de um grupo, que para ele podem ocupar uma posição de referência, sem que necessariamente produza uma reflexão sobre com o que está concordando ou a maneira como está agindo. Segundo Renan Rocha, “o exemplo mais clássico é o que se tem visto nessas eleições”.

“As pesquisas eleitorais vão gerar um efeito que é o de ter a impressão de que a decisão já está tomada, e se a decisão já tá tomada você não vai votar com a minoria. Vai votar com a maioria que está ganhando”, explica o conselheiro.

Em relação às pesquisas de intenção de voto, a professora Daniela Bahia afirma que um mecanismo de recompensa do cérebro humano é uma das razões para o efeito. De acordo com ela, as pessoas geralmente não querem ficar associadas a um candidato perdedor, uma vez que quando se ganha algo, nesse caso as eleições, é extremamente recompensador, e isso traz benefícios para o cérebro.

“É muito mais fácil e confortável para o ser humano, do ponto de vista cognitivo, se ele concorda com a maioria do que se discorda. Por uma série de razões. Primeiro é que se a maioria pensa de uma maneira, isso faz com que a pessoa ache que aquela é a maneira correta. Segundo é que se a maioria errar, a pessoa se sente mais confortável também, já que outras pessoas erraram”, esclarece a educadora.

Os dois estudiosos chamam a atenção ainda para o papel exercido pela divulgação de Fake News. Daniela diz que, apesar de notícias falsas existirem há muito tempo, a facilidade de acesso à internet, redes sociais e principalmente o WhatsApp potencializaram o efeito que a disseminação de informações falsas provocam.

“O eleitor não considera mais os pontos críticos, ele segue o comportamento da maioria, simplesmente. Repete frases de efeito que são produzidas de uma forma intencional, que são muito bem elaboradas. É como se ao reproduzir essas frases ele se tornasse parte daquele grupo”, avalia a professora.

Conforme Rocha, o comportamento de manada não está diretamente ligado à escolaridade dos alvos que atinge. O psicólogo entende que o fato a que se pode relacionar é o acesso a informação. Uma vez que, mesmo pessoas com nível superior, por exemplo, podem reproduzir falas, comportamentos e críticas padronizados.

A professora Daniela Bahia concorda com a opinião de Viana e afirma que “o fato de uma pessoa ter nível superior no Brasil não significa que ela tenha desenvolvido senso crítico, então mesmo a população que tem nível superior nem sempre tem esse discernimento e consegue fazer essa diferenciação”.

A PERSPECTIVA DA CIÊNCIA POLÍTICA

Por outro lado, o filósofo e doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) Rodolfo Fai defende que o conceito do efeito manada não é instrumental para a situação política vivida neste momento no Brasil. O pesquisador acredita ainda que o conceito do comportamento de manada se trata de uma “tentativa de desqualificar as orientações eleitorais por um viés da irracionalidade que não ajuda elucidar o momento”.

“Há sim reflexão individual no voto, inclusive, nada autoriza alguém desqualificar a racionalidade destas reflexões. O segundo turno, por exemplo, é sempre um momento de aprofundamento das dicotomias políticas em cena. É esperado que uma série de tendências se afunilem, mas não gosto do termo ‘manada’, retira a capacidade criativa de todo o processo eleitoral”, defende.

Em relação às Fake News, Rodolfo Fai acredita que a dinâmica da velocidade da informação se trata de uma variável importante para o entendimento do processo político, principalmente ao levar em conta que esta é a primeira eleição com mídias sociais amplamente difundidas. “O que já foi chamada de ‘efeito manada’, na minha percepção, é a racionalização individual que nasce da ampliação da opinião pública amplamente influenciada por novos canais digitais”, avalia.

No que diz respeito a pesquisas de intenção de voto, o pesquisador critica a interpretação das pessoas a respeito dos levantamentos. De acordo com ele, os eleitores têm assumido uma posição de adaptar a realidade às suas próprias teorias. “Quando a pesquisa vai bem, é confiável, do contrário, perde o valor”, diz o filósofo que exalta a confiabilidade dos levantamentos e o fato das pesquisas não serem apenas sondagens. “Elas são também estratégias de convencimento, todavia, não saberia dizer qual este impacto”, conclui.

Fonte Bahia Notícias

Posts relacionados

Pix terá valor com suspeita de fraude bloqueado a partir de hoje

Redação Remanso News

Time do Juazerense vai fazer pré-temporada em Remanso/Ba

Redação Remanso News

Micareta de Remanso 2015 Esta a Todo Vapor é a Maior Micareta Fora de Época da Região

Redação Remanso News

Após chuva, vários caminhões ficam atolados na BR-324 trecho que liga Remanso-BA a Dirceu Arcoverde-PI

Redação Remanso News

Servidores estaduais são surpreendidos com cancelamento das gratificações em maio

Redação Remanso News

Bolsonaro já busca executivos do setor privado para governo e estatais

Redação Remanso News

Deixe um comentário