19 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Água do São Francisco liberada para captação
Destaque

Água do São Francisco liberada para captação

Após pouco mais de cinco meses de restrição para captar água do rio São Francisco e afluentes federais, os usuários poderão voltar a utilizar a água normalmente a partir do dia 1º de dezembro. A Agência Nacional de Águas (ANA) decidiu extinguir o chamado Dia do Rio devido à melhora nas condições da bacia e na capacidade dos reservatórios da região. A medida tem vigência até o dia 30 deste mês e não será prorrogada.

De acordo com a ANA, os usuários poderão voltar a captar a água do São Francisco de acordo com a sua outorga. Ou seja, os usuários regularizados vão poder usar o volume de água que é autorizado pela ANA. Ainda segundo o órgão regulador, no dia 25 de novembro o Reservatório Equivalente da Bacia do Rio São Francisco acumulava 28,29% nos reservatórios de Três Marias (MG), Sobradinho (BA) e Itaparica (BA/PE). Na mesma data do ano passado, o volume útil, aquele disponível para utilização, era de apenas 4,52% no Reservatório Equivalente, que é o somatório das três represas. Além disso, a perspectiva de boas chuvas justificam a extinção da medida.

Adotado para preservar os volumes acumulados nos reservatórios, o Dia do Rio previa a restrição quinzenal para usuários, como irrigantes, indústrias e mineradoras. Esses usuários não poderiam captar a água na primeira e na terceira quarta-feira de cada mês. A exceção da medida era para abastecimento humano e para matar a sede de animais.

O Dia do Rio foi estabelecido pela Resolução nº 1.043, de 19 de junho de 2017. Inicialmente vigente até 30 de novembro do ano passado, a medida foi prorrogada pela primeira vez até 30 de abril de 2018. Devido à criticidade da situação da bacia do São Francisco, a medida foi prorrogada mais algumas vezes até chegar ao prazo final de 30 de novembro deste ano.

(Folha PE)

Posts relacionados

96% dos usuários tiveram problemas com planos de saúde, diz pesquisa

Redação Remanso News

TCE e MPO atendem Movimento Somos Forró e emitem recomendação sobre legitimidade das lives

Redação Remanso News

Casos de coqueluche em crianças disparam no Brasil

Redação Remanso News

MP Ajuíza Execução De Acordo Para Casa Nova Implantar Educação Ambiental No Município

Redação Remanso News

Ministro da Saúde espera vacinar “todo mundo” em janeiro de 2021

Redação Remanso News

Força do SUS recebe inscrições para voluntários em território yanomami

Redação Remanso News

Deixe um comentário