31.9 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Quase 12 mil satélites vão entrar em órbita para acelerar internet
Geral

Quase 12 mil satélites vão entrar em órbita para acelerar internet

SpaceX, do bilionário Elon Musk, recebeu autorização para lançar uma constelação de satélites

Autoridades federais dos Estados Unidos autorizaram a empresa espacial SpaceX a colocar na órbita terrestre uma constelação de 11.943 satélites a fim de ampliar o alcance da conexão na Internet de alta velocidade na próxima década.

A constelação da SpaceX multiplicaria em várias vezes o número de satélites que orbitam atualmente a Terra, sem contar os projetos de empresas concorrentes, entre elas a OneWeb, com 900 satélites previstos.

Desde o lançamento do Sputnik, em 1957, pouco mais de 8.000 objetos foram lançados ao Espaço. Destes, mais de 4.800 ainda estão em órbita, segundo o o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Sideral. Mas segundo o registro do Exército americano, menos de 2.000 ainda estariam ativos.

Na quinta-feira, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) anunciou que tinha autorizado o lançamento de 7.518 satélites pela SpaceX, que se soma a outros 4.425 objetos já aprovados à mesma companhia em março por esta agência.

Nenhum destes satélites foi lançado. A SpaceX tem seis anos para pôr a metade em órbita e nove para colocar todos, segundo as regras da FCC.

A SpaceX quer operar a maioria destes satélites em uma órbita muito baixa: entre 335 e 356 km de altitude, o que permitiria um tempo de comunicação muito curto entre os satélites e o usuário da Internet na Terra.

Em um tuíte em maio, Elon Musk, o dono da SpaceX, disse que esse tempo era de 25 milissegundos para dois satélites de teste lançados em fevereiro, o suficiente para dois jogos de vídeo rápidos, segundo ele.

Mas esta baixa altitude é difícil de manter e os pequenos satélites têm geralmente uma vida curta, de alguns anos. A FCC também autorizou outras empresas a lançarem várias centenas de satélites: Kepler (140 satélites), Telesat (117 satélites) e LeoSat (78 satélites).

Por AFP

Posts relacionados

Cronograma de desembolso do TJ-BA prevê execução orçamentária de R$ 3,6 milhões em 2024

Redação Remanso News

Prefeito consegue mais um carro pipa para Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

WhatsApp deixa de funcionar em alguns celulares a partir de junho

Redação Remanso News

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado

Redação Remanso News

Codevasf aposta na maça nordestina produzida no sertão ganhando mercado comercial

Redação Remanso News

Vazão do Sâo Francisco volta a ser Reduzida

Redação Remanso News

Deixe um comentário