22.3 C
Remanso, BR
6 de outubro de 2025
Remanso News
Campo Alegre de Lurdes

Criação do Regime Próprio de Previdência Social começa a ser discutida em Campo Alegre

Na última terça-feira (11), a Prefeitura Municipal realizou uma audiência pública com os servidores do quadro efetivo. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores com a participação do prefeito Enilson Marcelo, do presidente da Câmara de Vereadores, Arnoldo Boson, dos vereadores Zenilton, José Afrânio, Danilo, Hiliomar e Ailton e, como consultores, o presidente do Instituto de Previdência de Juazeiro, Antônio Carlos dos Santos, o presidente da APLB de Juazeiro, Gilmar Nery da Silva e o especialista em previdência privada e advogado, Dr. Elder Moreira.

A abertura foi realizada pelo gestor municipal que falou sobre o objetivo da audiência: informar os servidores sobre o que é o Regime Próprio de Previdência Social e sua importância no âmbito do município. Foram esclarecidas dúvidas concernentes ao processo de implantação, estruturação, organização e gestão do Fundo de Previdência Próprio, bem como sobre regras de aposentadoria e aproveitamento do tempo de serviço em Regime Geral“Essa audiência é uma oportunidade para que todos os servidores possam tirar todas as suas dúvidas acerca do assunto”, disse.

Audiência Pública - RPPS

Dentre as principais vantagens elencadas pelos consultores para o servidor, o fim do fator previdenciário ganhou relevo, posto que no Regime Geral provoca perdas em relação ao último salário e a aposentadoria. Além disso, há a ausência de teto de aposentadoria, ausência de carência, o acompanhamento da gestão pelos servidores, maior agilidade na concessão dos benefícios, mais acessibilidade e melhor qualidade de atendimento, fiscalização pela Câmara de Vereadores, Tribunal de Contas e pelo Ministério da Fazenda.

Sobre a segurança jurídica da Previdência Própria, Dr.Elder destacou ser obrigatório que os gestores façam os devidos repasses até o dia 20 de cada mês, ficando a Administração sujeita a um prazo estabelecido pelo Tribunal de Contas para que seja informada a realização do repasse, sob pena de terem as contas municipais bloqueadas.

O gestor defendeu a participação ativa dos servidores e da Câmara em todo o processo de criação do Fundo, desde a elaboração do projeto de lei de criação até a sua gestão e afirmou que este é o caminho para promover vantagens reais aos servidores.

Ascom

Posts relacionados

Esquecidos: Moradores da zona rural fazem protesto na secretaria de educação de Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Campo Alegre de Lourdes: Zó afirma mais uma vez o seu compromisso de lutar pelo desenvolvimento regional

Redação Remanso News

Gestante perde bebê no Hospital Municipal de Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Campo Alegre de Lourdes tem contas reprovadas pelo TCM

Redação Remanso News

Cantor, assalta posto de combustíveis em Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

‘Retrocesso absoluto’, diz Rui sobre Bolsonaro não oficiar ao Estado visita à Campo A. de Lourdes

Redação Remanso News

Deixe um comentário