31 de janeiro de 2026
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Oftalmologista do Imip dá dicas de como evitar a conjuntivite no verão
Geral

Oftalmologista do Imip dá dicas de como evitar a conjuntivite no verão

Ardor, secreção, vermelhidão e coceira nos olhos são os sintomas mais comuns da conjuntivite. A conjuntivite é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho. “Ela pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral. A conjuntivite pode ser extremamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada”, explica o oftalmologista do IMIP, Luciano Lira. A infecção provoca bastante desconforto e atinge adultos e crianças, mas no período de férias, os pequenos acabam se contaminando com mais facilidade.

Passeios em lugares com grande aglomeração de pessoas é um dos programas prediletos das famílias nessa época do ano, mas é justamente nesse tipo de ambiente que a contaminação ocorre com maior facilidade, explica o oftalmologista do IMIP, Luciano Lira. “Lugares públicos e fechados são mais propícios para a transmissão do vírus ou da bactéria; por isso, é importante sempre lavar as mãos. A higiene das mãos é muito importante para evitar a doença “, alerta o médico.

A conjuntivite pode ser controlada com antiinflamatórios, antibióticos ou anti-histamínico, dependendo do tipo de inflamação. Em alguns casos, quando há sangramento, o paciente deve se dirigir ao consultório onde o oftalmologista realizará uma limpeza do local. Os sintomas podem durar até 20 dias, principalmente se a conjuntivite for viral. “A conjuntivite viral é um pouco mais complicada e os sintomas demoram mais para desaparecer comparando com a conjuntivite bacteriana”, explica. Aos primeiros sinais da doença, a pessoa deve procurar orientação médica.

Ao perceber os sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente um oftalmologista e evitar tomar remédios sem prescrição médica. Para evitar infecções secundárias ou de bactérias, a pessoa, principalmente criança, deve procurar uma colírio ou pomada indicada pelo médico.

Ascom Dom Malan

Posts relacionados

Codevasf aposta na maça nordestina produzida no sertão ganhando mercado comercial

Redação Remanso News

Repórter do Fantástico é ferido no rosto em SSA; jornalistas acusam PMs de truculência

Redação Remanso News

Concurso 2918 da Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 54 milhões

Redação Remanso News

Senado lança consulta pública sobre legalização do aborto em todos os casos

Redação Remanso News

Nova metodologia incentiva boas práticas no uso dos recursos hídricos da bacia do São Francisco

Redação Remanso News

Secretaria Municipal de Saúde de Remanso Leva Serviços a Zona Rural.

Redação Remanso News

Deixe um comentário