19 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Especialistas apontam que é preciso um alerta permanente para impossibilitar poluição do rio São Francisco
Destaque Geral

Especialistas apontam que é preciso um alerta permanente para impossibilitar poluição do rio São Francisco

O perigo é iminente.Com a evolução da lama de rejeitos que invadiu o rio Paraopeba, a bacia hidrográfica do rio São Francisco entrou em alerta. E não é para menos. São quase 200 km do Paraopeba que estão contaminados com a queda da barragem Mina Córrego do Feijão, o que impossibilita o uso da água que está indo em direção ao São Francisco.

Anivaldo Miranda, presidente do CBHSF, cuja bacia é responsável por abastecer 70% da região nordeste do Brasil, preocupa-se com as águas que vão chegar no lago de Três Marias, local onde o rio Paraopeba deságua no São Francisco. “Um desastre como esse, que comprometeu um rio de grandes dimensões e da importância que é o Paraopeba, afeta todo mundo. Nós estamos preocupados porque há outras barragens que, se desmoronarem, poderão atingir o São Francisco com muito mais gravidade e não podemos correr esse risco”, alerta o presidente.

“Temos uma intoxicação que é crônica e a gente entende que esse problema não diz respeito somente a Minas Gerais. É um evento nacional, já que compromete a bacia do São Francisco. E estamos aqui no Fórum de Comitês para trazer essa dimensão”, relata o presidente do FMCBH e do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinicius Polignano, sobre a importância da presença dos outros comitês no Fórum para colaborarem neste processo.

CBHSF Foto: Funai

Posts relacionados

Idosos também podem viajar de graça pelo País; saiba como

Redação Remanso News

Pato da Fiesp é apreendido em Brasília e está guardado em galpão

Redação Remanso News

Notícias da Cidade: Atletas Remansenses destacam-se no 28º campeonato Piauiense de Karatê e conquistam 11 medalhas e ficam entre os melhores da competição

Redação Remanso News

Estatísticas vitais dos cartórios foram impactadas pela pandemia

Redação Remanso News

Remansenses são selecionados pelo programa NEOJIBA (PROCEC) núcleo estadual de orquestras juvenis e infantis da Bahia

Redação Remanso News

Pilão Arcado: Mundoca não abandonou sua gente

Redação Remanso News

Deixe um comentário