24 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Nova vazão da barragem de Sobradinho entra em vigor no próximo dia 1º de maio
Destaque Sobradinho

Nova vazão da barragem de Sobradinho entra em vigor no próximo dia 1º de maio

A nova resolução da Agência Nacional de Águas (ANA), que fixa o novo patamar de vazão defluente dos reservatórios, entrará em vigor no próximo dia 1º. A informação foi confirmada durante a videoconferência promovida pela agência federal e garante melhores condições para os usos múltiplos das águas do Rio São Francisco, melhor qualidade da água e um alívio para o ecossistema, tão castigado nos últimos anos em virtude da seca severa que atingiu a sua bacia.

A nova resolução garante uma defluência mínima de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) no Baixo São Francisco até o final de novembro, e estabelece limites mínimos para os reservatórios, ou seja, 20% para o de Sobradinho, na Bahia e de 30% para Três Marias, em Minas Gerais. “Mas, a depender de alteração nas condições da bacia, esses percentuais podem ser alterados para baixo”, alertou o superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim. O documento que começa a vigorar no início de maio foi construído com uma ampla participação, a exemplo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), universidades, sistema elétrico, governos estaduais, entre outros.

Todos os detalhes a respeito da nova resolução serão apresentados em videoconferência marcada para a terça-feira da próxima semana, dia 30. Na oportunidade, de acordo com Joaquim Gondim, serão discutidos pontos que ainda serão incorporados à gestão futura dos reservatórios.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, avaliou como satisfatória as videoconferências promovidas pela ANA. “Essa é uma demonstração de que essa sala de situação pode ser replicada. Mostra-se eficiente e atende a Lei das Águas, com vistas a gestão compartilhada. O diálogo que aqui mantemos é a melhor maneira para reduzir conflitos”, resumiu Miranda. “O ano de 2019 nos permite respirar melhor, mantendo todos os cuidados para a preservação da bacia”, complementou o presidente do Comitê.

Ainda durante a reunião, a equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentou os dados hidrológicos referentes à bacia do Velho Chico, que apontam redução no registro de chuvas para os próximos dias, o que já era esperado, por ser o início do período seco da bacia, apesar do registro de precipitação no Baixo. A equipe do Cemaden mostrou que a bacia atingiu 95% da climatologia prevista para o período, ou seja, quase a totalidade da chuva prevista foi confirmada.

Edenevaldo Alves

Posts relacionados

Prefeito Zé Filho confirma atrações do Réveillon de Remanso 2019; confira

Redação Remanso News

Prefeitura suspende a circulação de veículos que transportam passageiros de São Paulo e Brasília para Remanso

Redação Remanso News

Projeto de valorização do idoso é protagonizado por estudantes de Sobradinho

Redação Remanso News

‘Não existe necessidade’, diz ministro sobre taxar Netflix e WhatsApp

Redação Remanso News

Cartórios eleitorais retomam serviços aos eleitores de Remanso e região

Redação Remanso News

Para transportadoras, tabela do frete não está em vigor

Redação Remanso News

Deixe um comentário