28.3 C
Remanso, BR
2 de junho de 2020
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Prefeitura de Pilão Arcado contesta matéria publicada com destaque em jornal baiano
Destaque Pilão Arcado

Prefeitura de Pilão Arcado contesta matéria publicada com destaque em jornal baiano

Matéria publicada pelo Jornal Atarde, neste domingo (16), com denúncias de transporte irregular de estudantes no interior de Pilão Arcado, repercutiu muito no estado e principalmente no município, levando a gestão municipal a se manifestar sobre o assunto.

De acordo com o jornal, “Todos os dias, estudantes da zona rural do município de Pilão Arcado, localizado no Norte baiano a 832 km de Salvador, são transportados em caminhonetes abertas, mal conservadas e sem nenhuma segurança. Condições que se assemelham às do “pau de arara”, transporte clandestino comumente usado em regiões mais pobres do Nordeste”, diz trecho da matéria.

Em contato com o Blog GJ Notícias, a secretária de Educação de Pilão Arcado, Rosimeire Rocha, rebateu algumas informações contidas na matéria e explicou as dificuldades enfrentadas pelos municípios do porte de Pilão Arcado para manter a qualidade na educação: “É de conhecimento de todos que o município de Pilão Arcado é um município que possui pouca arrecadação em tributos, sempre dependendo da União para arcar com suas responsabilidades. Estamos à frente da gestão há pouco mais de 2 anos e como todo governo iniciante, precisávamos alinhar as equipes, oferecer treinamentos e organizar nosso cronograma de ações. Após equipe montada, encontramos realmente situações em todo o município (este bem extenso territorialmente) que não atendem às determinações do MEC/FNDE e a própria Constituição, como por vocês foi citado. Porém não é uma realidade apenas local, isso é um problema da maioria dos municípios do interior da Bahia, já que estes não possuíam recursos até então para mudarem essa realidade”, explicou.

De acordo com Rosimeire as dificuldades estão sendo superadas e que a prefeitura, apesar do olhar especial para a educação, teve que priorizar alguns investimentos: “Além da questão dos transportes, foi identificado adversidade nas estruturas das escolas, onde seus prédios precisavam de reformas e ampliações, mobiliários novos, bem como outras necessidades cotidianas internas das escolas. Se analisarmos a segurança, de fato é preocupante e não estamos alheios a estas, estamos providenciando a compra de veículos automotores adequados para nossa frota com a segunda parcela do recurso. No primeiro momento priorizamos as reformas das escolas”, esclareceu.

De acordo com a nota os Colégios Municipais de Lagoa do Padre, Casa Verde, Mandarino, Lagoa Grande, Vila Baluarte – Feijão e Naécio Gonçalves Bastos – Nova Holanda, aguardam apenas trâmites licitatórios para iníco das obras e receceberão quadras poliesportivas cobertas, reforma e ampliação.
 

Na nota encaminhada pela secretaria de educação de Pilão Arcado é informado ainda que o município possui 10 ônibus padrão FNDE, em pleno uso e que processos licitatórios para compra de mais veículos já estão em andamento.

A nota acusa ainda a reportagem publicada de ser “tendenciosa” por omitir informações positivas e focar somente nos problemas: “Parece ser uma matéria tendenciosa, uma vez que a equipe passou pela rota até a Lagoa do Padre e se deparou com a Escola Municipal de Campo Grande, Escola Municipal de Espinheiro e Escola Municipal Lagoa Grande do Augusto, ambas reformadas recentemente e em pleno funcionamento”, declararam.

Em relação às denúncias de irregularidades em processos licitatórios, o prefeito Manoel Afonso Mangueira negou qualquer irregularidade e disse que os fatos serão esclarecidos e “por conseguinte arquivados”, declarou, se colocando à disposição para outros esclarecimentos.

Em vídeos encaminhados à redação do Blog GJ Notícias, a secretária de Educação de Pilão Arcado, Rosimeire Rocha, destacou obras e investimentos que estão sendo feitos no setor, com reforma e ampliação de diversas escolas, incluindo a construção de quadras poliesportivas, reforma em andamento da biblioteca municipal e aquisição, de forma legal, de matériais como: livros didáticos e paradidáticos, acervo para as bibliotecas escolares, material multimídia, brinquedoteca para as creches, dentre outros investimentos.

Blog Geraldo José

Posts relacionados

Briga com Geddel motivou pedido de demissão de Calero, diz coluna

Redação Remanso News

Caixa Econômica Federal muda regra e vai financiar até 70% de imóvel usado

Redação Remanso News

Funcionários dos Correios retornam ao trabalho nesta segunda-feira (09)

Redação Remanso News

Temer assina decretos que atualizam Código de Mineração

Redação Remanso News

Poço Artesiano é instalado na Vila Feijão em Pilão Arcado

Redação Remanso News

Eleitores de Remanso, Campo A. de Lourdes, Pilão Arcado, Sento Sé, Casa Nova, Juazeiro e região que tiveram títulos cancelados poderão votar nas próximas eleições, diz TSE

Redação Remanso News

Deixe um comentário