25.8 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Feiras Agroecológicas são avaliadas positivamente nos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes no Semiárido baiano
Destaque Pilão Arcado

Feiras Agroecológicas são avaliadas positivamente nos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes no Semiárido baiano

A realização da Feira Agroecológica Diversidades do Sertão é uma das apostas dos/das jovens agricultores/as, que buscam permanecer em seus territórios, facilitando o acesso ao mercado dos produtos cultivados por agricultoras/es familiares, que produzem alimentos sem uso de veneno.

Durante o mês de julho de 2019, a Associação de Técnicos em Agropecuária e Apoiadores da Agricultura Familiar do Estado da Bahia – Ataf e Serviços de Assessoria a Organizações Populares Rurais – Sasop, entidades realizadoras das Feiras Agroecológicas, fizeram reuniões com parceiros/as, consumidoras/es e as comunidades produtoras, para avaliar os eventos ocorridos no mês de abril em Pilão Arcado, e no mês de junho em Campo Alegre de Lourdes-BA.

Os encontros foram promovidos por jovens integrantes da Ataf e debateram temas como a metodologia da feira, formas de comercialização e exposição dos produtos. As reuniões também foram a oportunidade de ouvir os/as agricultores/as e consumidores/as sobre o assunto.

Ao longo das atividades, os/as agricultores/as, consumidores/as e parceiros/as, avaliaram as Feiras Agroecológicas de forma positiva, pontuando o evento como uma nova forma de valorizar os produtos cultivados pelas/os agricultoras/es familiares da região. Segundo eles/as, o momento veio contribuir para o consumo de alimentos saudáveis, como também para a geração de renda no campo e na cidade. “A feira contribuiu muito, porque traz produtos sem uso de agrotóxicos, produtos originais da região, por isso avalio a feira como importante para nos consumidores e agricultores”, avalia a consumidora Ornezinda Evangelista, da comunidade Limeira, município de Pilão Arcado.

“Acho que a feira cumpriu na integra com os seus objetivos, principalmente de apresentar para a população local o potencial produtivo da agricultura familiar, da mulher e do jovem do campo. Como próximos passos, pensaremos coletivamente na consolidação de um espaço de venda para que a agricultura familiar consiga ter mais visibilidade”, projeta Francisco José, Assessor Técnico do Sasop. Ele acredita que a feira pode contribuir para o “fortalecimento da agroecologia como modo de vida da população camponesa de toda região”.

Os encontros para avaliações das Feiras Agroecológicas, contaram com a presença de representantes diversas organizações sociais, como Associações de Fundo de Pasto, Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Pastorais, outras ONGs e representantes dos poderes públicos locais.

Segundo Josemar Feitosa, agricultor da comunidade de Barreiro do Espinheiro, município de Campo Alegre de Lourdes, a feira foi muito boa, desde a comercialização dos produtos às palestras. “As palestras ensinaram a gente a organizar melhor nossos produtos… Também foi importante por causa dos produtos saudáveis, sem agrotóxico, que pode ir pra mesa de qualquer cidadão. Outra coisa que avalio como importante é que a feira não trabalha só a questão da produção, trabalhou também a questão cultural, como os cordéis, músicas, poemas, isso a gente não pode esquecer, nessa região isso já foi bastante rico”, diz o agricultor.

As Feiras Agroecológicas Diversidades do Sertão contaram com a parceria dos Jovens Comunicadores e o apoio do Pró-Semiárido, um projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia – SDR, que conta com recursos advindos de um acordo de empréstimo firmado com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA.

Texto e foto : Ataf 
Edição: Comunicação Irpaa

Posts relacionados

Multas de trânsito podem ser substituídas por uma simples advertência; veja como solicitar

Redação Remanso News

Orgeto Bastos Prefeito de Pilão Arcado justifica e defende novo Consórcio Territorial

Redação Remanso News

Saiba datas, regras e proibições no calendário eleitoral para 2020

Redação Remanso News

Julgamento de Lula em segunda instância pode demorar cerca de um ano

Redação Remanso News

Idosos também podem viajar de graça pelo País; saiba como

Redação Remanso News

Bahia recebe lote com 119.500 doses da vacina de Oxford

Redação Remanso News

Deixe um comentário