25.1 C
Remanso, BR
23 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Mundo
  • O Irã parece estar recuando e ninguém ficou ferido, diz Trump em discurso
Mundo

O Irã parece estar recuando e ninguém ficou ferido, diz Trump em discurso

Após os ataques contra bases americanas, o Irã parece estar recuando, afirmou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira (8).

Ele também afirmou que enquanto ele for presidente, o Irã nunca poderá ter arma nuclear. Disse também que vai impor novas sanções. Veja o resumo do que ele falou.

* Nenhum americano ou iraquiano morreu durante os ataques de terça-feira (7) e os danos foram “mínimos”;

* As forças dos EUA estão “preparadas para tudo”;

* Ele vai impor novas sanções econômicas que vão continuar “até que o Irã mude seu comportamento”;

* Os países que ainda estão no acordo nuclear (Alemanha, China, Reino Unido, Rússia e França) devem abandoná-lo;

* O Irã é o principal patrocinador de terrorismo no mundo, e a busca por armas nucleares ameaça o mundo civilizado. “Nunca deixaremos isso acontecer”;

* Qassem Soleimani, que os EUA mataram na semana passada, era responsável pelas piores atrocidades cometidas pelo regime iraniano e estava planejando novos ataques quando foi assassinado –”ele [Soleimani] deveria ter sido eliminado há muito tempo”;

* Ele vai pedir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para ter um papel mais ativo no Oriente Médio;

* Os EUA aumentaram a sua produção de óleo e gás, é o maior do mundo nesse campo e não depende mais tanto do Oriente Médio para esses recursos;

* Os americanos e os iranianos têm um inimigo em comum, o Estado Islâmico, e os dois deveriam trabalhar em conjunto nessa e em outras prioridades.

Bases atingidas

Al-Asad e Erbil, as duas bases atingidas por mais de uma dúzia de mísseis iranianos, são consideradas estratégicas para a operação militar dos EUA na região e para o combate ao grupo Estado Islâmico.

Os alvos foram bombardeadas pelo Irã para vingar a morte do general Qassem Soleimani, morto em um ataque aéreo americano na semana passada, em Bagdá. A ação iraniana cumpre a promessa de retaliação ao assassinato do comandante que culminou em uma escalada de tensão no Oriente Médio.

A base de Al-Asad é a de maior importância estratégica para os EUA na região, e fica no Oeste do Iraque, na província de Anbar. Al-Asad está a cerca de 200 quilômetros de Bagdá, e começou a ser usada pelas forças americanas depois da invasão do Iraque pelos EUA, em 2003, que derrubou Saddam Hussein.

As tropas americanas chegaram a deixar a região gradativamente até uma saída definitiva, em 2011. Mas voltaram a pedido do Iraque, e também ficaram na base de Al-Asad durante o combate contra o Estado Islâmico, a partir de 2017.

Pelo menos 500 soldados e civis americanos chegaram a viver lá durante o período. Algumas tropas foram deslocadas no ano passado, mas muito soldados continuaram na base.

Foi de lá que saiu a operação que culminou na morte do terrorista Abu Bakr-al-Baghdadi, chefe do Estado Islâmico, em outubro de 2019. Durante o feriado de Ação de Graças, no ano passado, a base recebeu a visita do vice-presidente dos EUA Mike Pence.

Tribuna da Bahia

Posts relacionados

Cruzeiro com 800 casos de Covid-19 é obrigado a atracar na Austrália

Redação Remanso News

Alunos colocam ‘sêmen’ em receita e dão para professora provar; foram presos

Redação Remanso News

EUA fecham 4 postos na fronteira com Canadá

Redação Remanso News

Preços dos alimentos bateram recordes em 2022 por guerra na Ucrânia

Redação Remanso News

Novo exame de sangue descobrirá qualquer tipo de câncer dez anos antes de se manifestar

Redação Remanso News

Manobras militares chinesas indicam planos de bloqueio de Taiwan

Redação Remanso News

Deixe um comentário