30.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Juazeiro
  • Produção de manga impulsiona aumento na renda de produtores rurais do distrito juazeirense de Maniçoba em 2019
Juazeiro

Produção de manga impulsiona aumento na renda de produtores rurais do distrito juazeirense de Maniçoba em 2019

A renda bruta dos produtores rurais assentados no Distrito de Irrigação de Maniçoba (DIM), situado na zona rural de Juazeiro, no norte baiano, mantido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) foi maior em 2019, conforme números da Assistência Técnica e Extensão Rural do Dim (ATER) que fez um levantamento dos dados de produção dos anos de 2018 e 2019.

A estimativa da renda total bruta sobre as principais lavouras do Distrito – manga, uva e coco, soma aproximadamente 165 milhões somente em 2019 – uma elevação de 24% na comparação com 2018. Segundo técnicos agrícolas do DIM, a produção da manga tem papel de destaque nesses números. O fruto foi responsável por um incremento de 11% na renda bruta do produtor,  e de 64% na renda bruta total de todo o perímetro de Irrigação. A uva que, mesmo tendo um crescimento de 118% em área plantada, não superou a renda gerada pela manga.

 “Os dados revelam um crescimento das fruteiras em geral. 2019 foi o ano em que o produtor conseguiu fazer um trabalho muito bom, apoiado pela assistência técnica do Dim. O que percebemos também é que a manga tem se tornado uma fruta popular. O consumo do fruto está crescendo. Desse modo, cabe ao produtor rural se qualificar, mudar seus hábitos de manejo, porque com isso ele só tende a crescer“, afirma o técnico agrícola Marcelino Ferreira.

O volume de produção do Distrito em 2019 foi de aproximadamente 105 mil toneladas nos principais produtos. A manga com aproximadamente 80 mil, seguido do coco com 19 mil e a uva com 11 mil toneladas. Além dessas,  outras culturas são irrigadas no distrito, como mamão, melancia, melão, cebola e limão, que juntos pontuaram 11 milhões na renda dos produtores rurais no mesmo ano referido.

Foto: Divulgação/Codevasf

Posts relacionados

Aeronave com vacinas para Juazeiro e região deve pousar ainda hoje na Agrovale. confira detalhes

Redação Remanso News

Usuários do Bolsa Família de Juazeiro devem sacar benefício de maio até quarta-feira (28)

Redação Remanso News

Bares e restaurantes protestam contra suspensão de eventos nos estabelecimentos de Juazeiro

Redação Remanso News

Tribunal de Justiça da Bahia inaugura novas instalações do fórum de Juazeiro nesta sexta (12)

Redação Remanso News

Programa Primeiro Emprego procura jovens em Juazeiro e mais 11 municípios baianos

Redação Remanso News

No boletim deste sábado, SESAU confirma mais oito casos da COVID 19 em Juazeiro

Redação Remanso News

Deixe um comentário