26.8 C
Remanso, BR
2 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Governo do Estado não encaminhou areia em caixas com álcool em gel a Teixeira de Freitas
Bahia

Governo do Estado não encaminhou areia em caixas com álcool em gel a Teixeira de Freitas

O Governo do Estado da Bahia não encaminhou a nenhum município baiano caixas com álcool em gel e areia. Depois de circular nos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, a notícia mentirosa associada a um vídeo está sendo disseminada, agora na Bahia, por meio de aplicativos de mensagens e das redes sociais.

“Chegaram em Teixeira de Freitas os produtos enviados pelo governo Ruy Costa […] Os caras mandam dois litros e colocam areia porque o estado compra em muita quantidade”, diz a mensagem com a grafia errada do nome do governador da Bahia.

Na verdade, o vídeo foi gravado no Hospital Regional de Seridó, em Caicó, no Rio Grande do Norte, e o material que está dentro das caixas com álcool em gel não é areia, são grânulos para absorção de material inflamável, utilizado por alguns fabricantes para evitar acidentes com o produto. De acordo com o site Boatos.Org, especializado em checagem de fatos, os produtos foram comprados pelo Ministério da Saúde para o município do Rio Grande do Norte, portanto não tem qualquer relação com compras realizadas pelos três estados nordestinos já relacionados a fake news até este momento: Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Fato

Na noite do último sábado (6), chegaram ao município de Teixeira de Freitas 20 respiradores para enfrentamento da pandemia de Covid-19. Os equipamentos, que foram enviados pelo Ministério da Saúde do Governo Federal, em uma ação conjunta com a empresa Suzano Papel e Celulose, são destinados ao Hospital de Campanha do Município. A estrutura do Hospital de Campanha é uma parceria do Governo do Estado com a Suzano. Esta informação é fato e está nos sites e redes sociais oficiais. Antes de compartilhar um conteúdo, o Governo do Estado orienta que baianas e baianos pesquisem e busquem informações oficiais. Fake News é crime.

Em 28 de maio, entrou em vigor na Bahia a lei de combate à disseminação de fake news (notícias falsas). De acordo com a nova lei, a criação e disseminação de notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias será punida com multa, que varia entre R$ 5 mil e R$ 20 mil. A punição vale para os responsáveis por elaborar, divulgar e utilizar softwares ou outros mecanismos para o compartilhamento em massa de fake news. Os valores da multa serão usados no combate à pandemia.

Secom Bahia

Posts relacionados

Acidentes com escorpiões têm aumento de 50,6% em três anos

Redação Remanso News

Prefeito na Bahia teria mandado assessor queimar casa de testemunha para evitar denúncias, diz MPF

Redação Remanso News

Dados do IBGE 2018 apontam que cidades da Bahia perdem habitantes e entre elas Juazeiro

Redação Remanso News

Convênio dinamizará produção de Mamona na Bahia

Redação Remanso News

ANS suspende a comercialização de 70 planos de 11 operadoras

Redação Remanso News

Dinheirinho extra para municipios: Remanso, Sento-Se, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Pilão Arcado , Uauá e demais municípios irão receber, repasse do FEX pode ser a partir deste mês de dezembro veja quanto seu município irá receber

Redação Remanso News

Deixe um comentário