23.7 C
Remanso, BR
27 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Tudo pronto para privatização dos Correios e Eletrobras, diz ministério
Destaque

Tudo pronto para privatização dos Correios e Eletrobras, diz ministério

Nas próximas semanas, o projeto de lei que abre caminho para a privatização dos Correios deverá ser enviado ao Congresso. Ao mesmo tempo, a capitalização da Eletrobras, uma das estrelas do programa de desestatizações do governo, deverá sair do papel, seja por meio da edição de uma medida provisória ou da votação do projeto de lei sobre a privatização da empresa, diz Diogo Mac Cord, secretário especial de desestatização do Ministério da Economia, em entrevista exclusiva à EXAME. Com a capitalização, a capacidade de investimento da Eletrobras deve passar de 3,5 bilhões reais para 12,5 bilhões de reais por ano, acompanhada pela valorização das ações da companhia. Veja, a seguir, os principais trechos da entrevista.

O cronograma de privatizações previsto para este ano inclui estatais como a Eletrobras. Essa privatização sai mesmo? Qual é a sua avaliação sobre uma eventual resistência de deputados que têm base eleitoral no Norte e Nordeste, regiões em que a estatal é uma grande empregadora?

Até dezembro deste ano, a Eletrobras será privatizada. É necessário lembrar que a aprovação do projeto de lei referente à privatização depende de maioria simples no Congresso. Além disso, o modelo de desestatização prevê o direcionamento de cerca de 10 bilhões de reais oriundos da concessão de outorgas para programas de políticas públicas no Norte e Nordeste, como a revitalização do Vale do Rio São Francisco, o que deve colaborar para o desenvolvimento local. É uma pauta bastante positiva.

A capacidade de investimento da Eletrobras também deverá aumentar?

Sim. Uma vez capitalizada, a empresa terá condições de aumentar o volume de investimentos, que deverá passar de 3,5 bilhões de reais por ano para 12,5 bilhões de reais. Isso terá um efeito positivo na economia do país como um todo, já que vai movimentar, por exemplo, o mercado de construção civil. A estimativa é que sejam geradas 40 mil vagas no setor.

Por Carla Aranha Exame

Posts relacionados

Campanha de vacinação contra gripe é antecipada na Bahia

Redação Remanso News

STJ mantém condenação de “Japonês da Federal” por corrupção passiva

Redação Remanso News

Barroso: julgamento de Bolsonaro traz “algum grau de tensão” para país

Redação Remanso News

Divididos, caminhoneiros sinalizam que vão parar a partir desta segunda-feira (01)

Redação Remanso News

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com ações ambientais às margens do Velho Chico

Redação Remanso News

Críticas a Moraes no STF não tiram dele maioria nas votações sobre trama golpista

Redação Remanso News

Deixe um comentário