Presidente discursou em evento em Osasco (SP) e voltou a fazer críticas à família Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou nesta sexta-feira, 25, em evento em Osasco (SP) os integrantes da família Bolsonaro de “traidores da pátria”. Segundo o presidente, os patriotas estão “agarrados nas botas dos presidente dos EUA pedindo intervenção”.
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) buscam punições a autoridades brasileiras “violadoras dos direitos humanos”. O filho do ex-chefe do Executivo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), está nos Estados Unidos desde março, para tentar uma interferência do país que posso beneficiar seu pai, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
“Estão pedindo para o presidente dos Estados Unidos aumentarem as taxas das coisas que vendemos para eles para poder libertar o pai. Ou seja, trocando o Brasil pelo pai”, disse.
No último dia 9, o presidente dos EUA, Donald Trump, enviou uma carta a Lula, na qual informou que todos os produtos importados do Brasil para os EUA serão taxados em 50% a partir de 1º de agosto.
Entre as justificativas do norte-americano, estão o tratamento dado pelo País ao ex-presidente e as decisões do STF contra empresas americanas de tecnologia. Dois dias antes, Trump havia publicado nota afirmando que Bolsonaro sofria perseguição e “caça às bruxas”.
Fonte: Agência estado

