18 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Homem que se respeita não rasteja para outro, diz Lula sobre não ligar para Trump
Destaque Política

Homem que se respeita não rasteja para outro, diz Lula sobre não ligar para Trump

Toquio ( Japão ) 27/03/2025 – O Presidente Lula concede uma entrevista coletiva á imperensa eantes de se despedir do Japão . Foto : Marcelo Hide/Fotospublicas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a dizer nesta quinta-feira (28) que ainda não ligou para Donald Trump por acreditar que um líder não deve se humilhar para outro.

“‘Ah, o Lula tinha que ligar’. Não. Sabe o que acontece? O Lula aprendeu a andar de cabeça erguida. Porque um homem que se respeita, que tem dignidade, não rasteja diante de outro homem. Então no dia que o Trump quiser conversar eu estarei pronto”, declarou em entrevista ao Balanço Geral MG.

Lula tem mantido o tom em relação ao presidente dos Estados Unidos, afirmando sucessivas vezes que o Brasil não deveria se curvar aos EUA. Ao falar na reunião ministerial de terça-feira (26), o petista afirmou que nem ele nem seus ministros responsáveis pela articulação com os americanos seriam “subalternos”.

Em outras falas públicas, o brasileiro também já disse que não havia feito a ligação por falta de abertura da parte do americano. Um diálogo direto entre os dois segue pendente, enquanto a tratativa do tarifaço tem sido comandada por Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, além de Fernando Haddad (Fazenda) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).

“Nem carta ele mandou, ele publicou a carta na internet dele e eu fiquei sabendo pela imprensa”, disse, em referência ao anúncio do tarifaço, feito pelo americano por uma postagem.

“Eu mandei uma carta convidando ele pra COP, uma carta civilizada como um presidente deve mandar pro outro, assinada por mim. Então a hora que ele quiser conversar o ‘Lulinha paz e amor’ tá pronto para conversar, mas não pensem que Lula vai ficar mendigando uma conversa não, vai procurar outros parceiros”, disse ainda.

A carta citada por Lula foi um convite para que Trump participasse da COP30, a conferência climática da ONU (Organização das Nações Unidas) que está marcada para novembro, em Belém. Segundo auxiliares palacianos, o texto se ateve ao convite e não tratou do tarifaço.

O governo brasileiro aderiu à estratégia de usar o tarifaço para ampliar mercados comerciais, reforçando pontes, sobretudo, com países que também foram afetados pelas medidas, como Índia e China. Desde então, Lula tem ligado e recebido diversos líderes mundiais, com os quais tem tratado da questão comercial.

Fonte: Bahia Notícias

Posts relacionados

Bolsonaro ameaça integrantes do governo que ‘viraram estrelas’: ‘Vai chegar a hora deles’

Redação Remanso News

Prefeito de Casa Nova cobrou mais atenção da Chesf durante Seminário em Sobradinho

Redação Remanso News

Bahia: Secretaria da educação firma novos contratos de terceirizados regidos pela lei anticalote

Redação Remanso News

Vazão no São Francisco será reduzida no início de janeiro

Redação Remanso News

Não precisaremos do horário de verão neste ano, diz Ministro Alexandre Silveira

Redação Remanso News

Governador Rui Costa inaugura neste sábado (05), estrada que liga Remanso a divisa com o Piauí

Redação Remanso News

Deixe um comentário