
Pouso da aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos foi autorizado pelo Ministério da Defesa, mas motivo da operação não foi divulgado.
Um avião da Força Aérea dos Estados Unidos chamou atenção nas redes sociais após pousar em dois aeroportos brasileiros na noite dessa terça-feira (19/8). A aeronave, um Boeing C-32B de matrícula 00-9001, esteve em Porto Alegre (RS) e depois em Guarulhos (SP).
O motivo da operação não foi informado até o momento. Os dois aeroportos salientaram que a operação ocorreu sem intercorrências. O GRU Airport, que administra o terminal de São Paulo, confirmou que o pouso foi autorizado pelo Ministério da Defesa, ao contrário do que foi levantado por alguns internautas.
Segundo registros de voo, o C-32B decolou na segunda-feira de uma base aérea em Wrightstown, Nova Jersey (EUA), com destino a Tampa, Flórida. Ainda no mesmo dia, seguiu para San Juan, em Porto Rico.
Na terça-feira (19), o avião decolou de San Juan rumo ao Brasil, pousando às 17h13 em Porto Alegre (RS). De lá, decolou às 19h52 com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, onde aterrissou às 21h48.
O motivo da operação no Brasil não foi divulgado pelas autoridades. No entanto, de acordo com o jornal O Globo, o avião transportava funcionários do consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, mas não se sabe detalhes sobre a operação em Guarulhos.
A aeronave tem a fuselagem totalmente branca, sem nenhuma identificação externa. De acordo com informações oficiais da Força Aérea dos EUA, o C-32 é uma versão militar do Boeing 757-200, adaptada para transporte de autoridades norte-americanas.
Fonte: Estado de Minas

