10 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Por que mulher de Alexandre de Moraes ficou de fora das sanções de Trump
Destaque Política

Por que mulher de Alexandre de Moraes ficou de fora das sanções de Trump

Foto: Reprodução

A estratégia, segundo esses interlocutores, seria manter uma margem de manobra para os Estados Unidos continuarem escalando as medidas contra o ministro e o próprio STF.

O anúncio de sanções do governo Donald Trump contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes dentro da chamada Lei Magnitsky confirmou em parte a expectativa de bolsonaristas que há semanas alardeavam a possibilidade iminente dos Estados Unidos aplicarem a chamada “pena de morte financeira” contra o magistrado e sua família como forma de pressão por uma anistia ampla a Jair Bolsonaro e aliados. Mas a mulher de Moraes, Viviane Barci de Moraes, escapou das restrições de Washington – por ora.

De acordo com aliados de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), principal patrocinador das sanções americanas e do tarifaço junto à Casa Branca de Trump, a ausência não se deu por acaso e tampouco Viviane, que é advogada, foi poupada.

A estratégia, segundo esses interlocutores, seria manter uma margem de manobra para os Estados Unidos continuarem escalando as medidas contra o ministro e o próprio STF brasileiro nas próximas semanas ou meses antes de mirar outros magistrados da Corte e demais autoridades do Judiciário, como o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Além disso, alegam que a inclusão de apenas uma autoridade na lista das chamadas sanções Ofac – sigla em inglês para Office of Foreign Assets Control, o Escritório de Controle de Ativos Externos do Departamento do Tesouro – simplifica o processo. Por ser mulher do ministro, o texto da Magnitsky permite que ela seja implicada indiretamente pelas restrições financeiras, bem como outras pessoas próximas a ele.

Fonte: Agência O Globo

Posts relacionados

Avião desvia rota e pousa no Recife após fortes chuvas em Salvador

Redação Remanso News

Deputado Estadual Zó participa de reunião na Sesab

Redação Remanso News

Internet fixa: Operadoras ainda debatem redução de velocidade

Redação Remanso News

Ana mantém defluência mínima diária das barragens de Sobradinho e Xingó em 550m³/s até novembro

Redação Remanso News

Vazão no São Francisco será reduzida no início de janeiro

Redação Remanso News

Remanso marca presença no 7º congresso de secretários municipais de saúde da Bahia

Redação Remanso News

Deixe um comentário