9 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Bancada do PT no Senado diz que PEC da Blindagem afronta Constituição
Destaque Política

Bancada do PT no Senado diz que PEC da Blindagem afronta Constituição

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Parlamentares divulgaram nota se posicionando contrários à proposta, que deve ser analisada pela CCJ do Senado na próxima quarta-feira (24)

A bancada do PT (Partido dos Trabalhadores) no Senado Federal, por unanimidade, decidiu se posicionar, neste domingo (21), contra à PEC da Blindagem.

“Esta proposta é um verdadeiro atentado contra os princípios republicanos consagrados pela Constituição Cidadã de 1988. Ela afronta, de modo direto, o caput do artigo 5º, que estabelece que todos são iguais perante a lei. Ao criar privilégios injustificáveis para parlamentares, subverte-se a lógica elementar do Estado Democrático de Direito: o mandato não é um salvo-conduto para a impunidade”, informou a bancada em nota.

Segundo o documento, assinado pelos nove representantes do partido no Senado, os representantes do povo devem servir à nação com humildade e responsabilidade, jamais buscar refúgio em prerrogativas que os transformem em uma casta intocável de alecrins dourados.

“A proposta em debate não fortalece o Parlamento: enfraquece-o, ao convertê-lo em abrigo para a proteção de ilícitos, isolando-o do povo que lhe dá legitimidade”.

Ainda de acordo com o texto, o Parlamento brasileiro já dispõe de prerrogativas suficientes para o exercício da sua função. Criar mecanismos de blindagem, conforme os parlamentares, seria romper com o dever republicano de probidade.

“É transformar o mandato, que deve ser instrumento de defesa da democracia e dos direitos sociais, em escudo pessoal para a prática de crimes”, completa.

“A Bancada do PT no Senado, fiel à história e aos princípios fundantes de nosso partido, ao compromisso permanente com os valores democráticos e republicanos da Constituição de 1988, decide por unanimidade fechar questão: votaremos imediata e integralmente contra essa proposta”.

Análise na próxima quarta-feira (24)

O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), marcou para quarta-feira (24) a análise da PEC da Blindagem, que será o primeiro item da pauta.

Segundo apuração da CNN, Otto conversou neste domingo (21) com o relator da proposta, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que pediu a análise imediata do texto. O parecer ainda não foi divulgado.

Vieira afirmou nas redes sociais que recomendará a rejeição, alegando “enormes prejuízos que essa proposta pode causar aos brasileiros”.

A proposta, aprovada na última semana pela Câmara, amplia proteções legais para parlamentares, dificultando prisões e a abertura de processos criminais contra deputados e senadores.

O texto também prevê prazo de 90 dias para que o Legislativo analise pedidos de licença para prisão e abertura de processos, com votação secreta e maioria absoluta dos membros.

Fonte: CNN Brasil

Posts relacionados

Cantor sertanejo é executado a tiros por criminosos disfarçados de PMs

Redação Remanso News

Novo decreto altera funcionamento de comércio a partir de segunda-feira (11) em Remanso

Redação Remanso News

Especialistas apontam que é preciso um alerta permanente para impossibilitar poluição do rio São Francisco

Redação Remanso News

‘É uma inversão de valores muito grande’, desabafa Flávio José sobre seu afastamento dos palcos

Redação Remanso News

Caixa Econômica Federal vai abrir concurso com 4.000 vagas de nível médio

Redação Remanso News

Adiamento das eleições: TSE aguarda deliberação do Congresso sobre nova data

Redação Remanso News

Deixe um comentário