
Pela primeira vez na história do Rio Grande do Sul, um baiano assume a chefia do Ministério Público do Trabalho do estado (MPT) Trata-se do juazeirense, Antônio Bernardo Santos Pereira.
O MPT-RS o elegeu para o biênio 2025-2027, em votação realizada ontem (3), com 52 votos (de um colegiado de 64 votantes). Antônio Bernardo será o 20º integrante do MPT a assumir a função de procurador-chefe. O procurador do trabalho Anderson Reichow foi eleito vice-procurador-chefe e ambos sucederão Martha Diverio Kruse, atual procuradora-chefe, e Victor Hugo Laitano, atual vice. A posse será realizada em Brasília, no próximo mês, com a presença do procurador-geral do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira.
Nascido em Juazeiro (BA), Antônio Bernardo Santos Pereira é filho de “Tatau”. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Unicuritiba, foi advogado, analista judiciário do TRT da 9ª Região e do TRT da 4ª Região, antes de atuar no MPT como procurador do Trabalho. No MPT, atuou em Rio Branco (AC), Passo Fundo (RS) e atualmente está lotado em Caxias do Sul (RS). Já atuou como representante regional da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) e Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete) e integrou o Grupo de Trabalho Regional relativo ao Desastre Climático no Rio Grande do Sul de maio de 2024.
Atualmente é vice-representante regional da Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (Conap), além de fazer parte do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupiaa) da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região e de integrar o Grupo Especial de Atuação Finalística (GEAFs) de âmbito local e nacional.
O ex-vereador de Juazeiro Renato Brandão, ao saber da notícia, deixou uma mensagem de boa sorte: “Desejo sucesso ao colega e amigo de infância”, disse.
Redação RedeGN, com informações Correio do Povo/ Foto: Carlos André Moreira / MPT-RS / CP

