5 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Maioria dos condenados do 8 de Janeiro rejeita anistia light, diz pesquisa
Destaque Política

Maioria dos condenados do 8 de Janeiro rejeita anistia light, diz pesquisa

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Levantamento foi realizado pela Associação das Vítimas e Familiares do 8 de Janeiro.

Uma pesquisa realizada pela Associação das Vítimas e Familiares do 8 de Janeiro (Asaf) aponta que a maioria dos familiares e condenados defende uma anistia ampla, geral e irrestrita e rejeita uma anistia parcial.

“Entre as 123 respostas, a posição predominante foi a rejeição à proposta de substituição da anistia por uma redução de penas: 100 pessoas (81,3%) disseram não. Apenas 5 (4,1%) manifestaram apoio direto à ideia, enquanto 18 (14,6%) se mostraram abertas a considerar essa alternativa, mas condicionando a aceitação ao tamanho da redução. Esses dados confirmam que a grande maioria entende a redução de penas como insuficiente, reforçando a preferência clara pela anistia como solução efetiva. O grupo intermediário (‘depende’) demonstra alguma margem de negociação, mas ainda representa uma minoria diante do consenso contrário”, aponta o documento.

O levantamento também mostrou que praticamente todos defendem uma anistia ampla, geral e irrestrita ao grupo.

“Entre as 123 respostas analisadas, 119 manifestaram concordância com a proposta de Anistia Ampla, Geral e Irrestrita, enquanto apenas 4 se posicionaram contra. O apoio de 96,7% demonstra um consenso quase unânime em torno da medida. A pequena parcela que votou ‘não’ provavelmente expressa a convicção de que o ideal seria a anulação integral dos processos, medida que corrigiria de forma mais justa e plena as ilegalidades denunciadas”, afirma o levantamento.

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 22 de maio de 2025, com 123 pessoas — entre familiares, réus, condenados e investigados — por meio do Google Forms.

Segundo a associação, principal entidade em defesa dos investigados, réus e condenados pelos atos de 8 de Janeiro, há hoje mais de 2.000 pessoas investigadas. Os dados são:

  • 1.628 ações penais abertas;
  • 518 ações penais com 279 condenações pelos crimes mais graves;
  • 1.110 ações penais com 359 condenações pelos crimes menos graves;
  • 10 absolvições;
  • 552 acordos de não persecução penal (ANPP) firmados;
  • 141 pessoas ainda presas;
  • 44 pessoas em prisão domiciliar;
  • 131 extinções por cumprimento da pena (provavelmente em razão do ANPP);
  • 112 execuções penais em curso;
  • 61 pedidos de extradição.

Segundo a pesquisa, também é rejeitada a hipótese de uma anistia que não perdoe todos os crimes, mas permita que quem está preso seja solto e que quem está em outro país possa retornar.

“Entre as 123 respostas, 39 pessoas (31,7%) se mostraram favoráveis a uma proposta de anistia que, mesmo sem perdoar todos os crimes, teria como efeito imediato a soltura dos presos e o retorno dos refugiados. Outras 84 (68,3%) rejeitaram essa alternativa. Esse resultado, embora mantenha a maioria contrária, representa um nível de apoio mais elevado do que na anistia parcial (22%) ou na proposta de simples redução de penas (apenas 4%)”, afirma.

Fonte: CNN Brasil

Posts relacionados

Prefeitura de Remanso informa que o SAC Móvel estará fazendo atendimento no município

Redação Remanso News

Compra de votos pode levar até à cassação do mandato de candidato

Redação Remanso News

Governo inicia revisão da política sobre mudança do clima do estado da Bahia

Redação Remanso News

Estou inconformado, diz Valdemar após prisão domiciliar de Bolsonaro

Redação Remanso News

MI5 produz jogo online para selecionar novo James Bond

Redação Remanso News

Maia Mira 2022 em último ano no comando da Câmara

Redação Remanso News

Deixe um comentário