26.7 C
Remanso, BR
31 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • MPBA ajuíza ação contra ex-prefeita de Juazeiro e ex-dirigentes do SAAE em razão de dívida de quase 49 milhões
Destaque Juazeiro

MPBA ajuíza ação contra ex-prefeita de Juazeiro e ex-dirigentes do SAAE em razão de dívida de quase 49 milhões

O Ministério Público do Estado da Bahia ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra a ex-prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, e quatro ex-diretores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

A ação, de autoria da promotora de Justiça Joseane Mendes, aponta omissão dolosa dos acionados que resultou em dívida de quase R$ 49 milhões à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

A promotora de Justiça ressaltou que a autarquia deixou de pagar sistematicamente as faturas de energia elétrica devidas à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), acumulando inadimplência milionária. Apenas entre 2020 e 2021, mais de R$ 13 milhões deixaram de ser quitados por longo período, resultando em encargos milionários. O inquérito civil que embasou a ação demonstrou que os dirigentes do SAAE omitiram deliberadamente informações nas prestações de contas enviadas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), deixando de registrar a dívida junto à Coelba. De acordo ainda com a promotora, não se tratou de mera falha administrativa, mas de conduta dolosa voltada a “ocultação deliberada, burla ao sistema de controle externo e mascaramento da real situação patrimonial da autarquia” .

Na ação, o MPBA requer a condenação solidária dos acionados ao ressarcimento integral do dano, aplicação de multa civil, suspensão dos direitos políticos por até 12 anos, proibição de contratar com o poder público e perda da função pública daqueles que ainda a exerçam. Também foi pedido o bloqueio liminar de bens até o limite do valor atualizado da dívida para garantir a recomposição do erário.

A promotora de Justiça ressaltou que, apesar das diversas tentativas da Coelba de negociar acordos e parcelamentos, a autarquia descumpriu compromissos e ignorou notificações administrativas e judiciais. A postura foi classificada como de inadimplência contumaz, revelando má gestão e desrespeito aos princípios da moralidade e da legalidade administrativa.

A Rede GN já tinha publicado a denúncia com a manifestação da ex-prefeita (Veja aqui). Manifestação da ex-prerfeita (Aqui) mas só hoje houve a publicação do MP-BA.

Fonte: MP-BA

Posts relacionados

Congresso da Sociedade Brasileira de Economia acontecerá entre os dias 8 a 10 de novembro

Redação Remanso News

Pesquisa Revela Que Frete No Nordeste É 300% Mais Caro Que No Sudeste

Redação Remanso News

Presidente Jair Bolsonaro vai inaugurar adutora do São Francisco em Campo Alegre de Lourdes (BA), diz site

Redação Remanso News

Juazeirense Antônio Bernardo é eleito novo procurador-chefe do MPT-RS

Redação Remanso News

Juazeiro: APLB Sindicato convoca professores para mobilização na próxima quarta-feira (15)

Redação Remanso News

ASPRA denuncia péssimas condições de infra-estrutura na 96° em Sento-Sé

Redação Remanso News

Deixe um comentário