
Negociações sobre cessar-fogo na Ucrânia não avançam na velocidade que presidente dos EUA espera
O presidente Donald Trump disse nesta terça-feira (2) que está “muito decepcionado” com o presidente russo, Vladimir Putin, que continua atacando a Ucrânia enquanto as negociações de paz estagnam.
“Estou muito decepcionado com ele. Ele e eu sempre tivemos um ótimo relacionamento. Muito decepcionado. Milhares de pessoas estão morrendo”, disse Trump em entrevista ao Scott Jennings Show, realizada na manhã desta terça-feira (2).
Trump não disse especificamente que imporia sanções à Rússia, mas descreveu vagamente como seu governo “faria algo” para impedir o derramamento de sangue.
“Veremos o que acontece. Mas agora, muito decepcionado com o presidente Putin, posso dizer isso, e faremos algo para ajudar as pessoas a sobreviverem”, disse Trump. “Se eu puder ajudar a impedir isso, acho que tenho a obrigação de fazê-lo.”
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse à Fox News na segunda-feira (1º) que “todas as opções estão sobre a mesa” para novas sanções contra a Rússia, acrescentando que acredita que o governo “as examinará atentamente esta semana”.
Em 22 de agosto, Trump disse que daria a Putin “algumas semanas”, novamente estendendo o prazo para possíveis consequências. Sexta-feira (5) marcará duas semanas.
Trump também disse a Jennings que “não está nem um pouco preocupado” com “a formação de um eixo contra os Estados Unidos”, como disse Jennings, entre China e Rússia. Putin e o presidente chinês Xi Jinping se encontraram recentemente para uma cúpula na China.
Fonte: CNN Brasil

