22.3 C
Remanso, BR
6 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Alagoas: Projeto celebra Dia do Rio São Francisco com coleta e análise da água
Destaque Geral

Alagoas: Projeto celebra Dia do Rio São Francisco com coleta e análise da água

Para celebrar os 524 anos de descobrimento do Rio São Francisco, comemorados neste sábado (4), o “Projeto Observando os Rios” promove mais uma atividade de monitoramento da qualidade da água do Velho Chico. A ação acontece no Porto da Balsa, em Penedo, Alagoas.

O Observando os Rios é um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), patrocinado pela Fundação S.O.S. Mata Atlântica e executada pelos Laboratórios de Ictiologia e Conservação (LIC) e de Ecologia Bentônica (LEB), ambos da Unidade Penedo, juntamente com o Projeto Meros do Brasil – Alagoas.

A ação deste sábado integra o evento promovido pelo “Movimento Ecológico Filhos do Velho Chico”, que tem como símbolo o “Pirá”, peixe exclusivo do Rio São Francisco.

“O evento é muito mais que uma simples comemoração pelo Dia do São Francisco, pois busca chamar atenção da sociedade para o Velho Chico, como é carinhosamente chamado. O Projeto Observando os Rios monitoria mensalmente a qualidade da água há quase uma década, sempre envolvendo alunos não apenas de Alagoas, mas também de Sergipe e até mesmo de outros estados”, conta o professor de Engenharia de Pesca da Ufal / Penedo, Cláudio Sampaio.

“Os participantes são geralmente da rede pública, incluindo UFAL, IFAL, além de populares, envolvidos na análise da qualidade da água, discutindo os resultados observados. O local escolhido será o Porto da Balsa, no Centro Histórico de Penedo, onde realizamos a coleta e análise”, acrescentou.

VELHO CHICO-O Dia do Rio São Francisco é comemorado em 4 de outubro, quando foi descoberto pelo navegador e explorador Américo Vespúcio, em 1501, que o batizou em homenagem a São Francisco de Assis, celebrado no mesmo dia.

O Rio, carinhosamente chamado de “Velho Chico”, é um patrimônio nacional, vital para a integração nacional, a segurança hídrica e a economia do semiárido.

Já antes da descoberta por Américo Vespúcio, o Rio era chamado de “Opará” (rio-mar) pelos indígenas que habitavam suas margens.

Agencia Notícia Boa Foto Severino Carvalho

Posts relacionados

Deputada do PT segue detida em Israel; assessoria quer liberação “imediata”

Redação Remanso News

Casa Nova realizara a 32ª Festa do Interior e prefeito já confirma atrações

Redação Remanso News

Bancos alertam para golpes com cartões no carnaval

Redação Remanso News

Entenda os próximos passos do julgamento de Bolsonaro no STF

Redação Remanso News

Mesmo com leis, acessibilidade para PcDs ainda é desafio no Brasil. Confira situação de Juazeiro e Petrolina

Redação Remanso News

Depois de muita baixaria, DEM e PTB desistem de fusão

Redação Remanso News

Deixe um comentário