25.1 C
Remanso, BR
23 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Depois de muita baixaria, DEM e PTB desistem de fusão
Destaque

Depois de muita baixaria, DEM e PTB desistem de fusão

A discussão da união do DEM com o PTB, iniciada em março deste ano, chegou ao fim

O prazo para democratas e petebistas anunciarem a fusão vence hoje(31), último dia do mês de maio, mas o anúncio será o de que os diálogos foram encerrados e cada um tocará suas vidas da sua maneira.

democratas-600x330

A discussão da união do DEM com o PTB, iniciada em março deste ano, chegou ao fim com um resultado amargo para partidários de ambas às legendas que enxergavam um fortalecimento da nova sigla no Congresso Nacional e, consequentemente, nas eleições de 2016 e 2018.

Entre os beneficiados estaria o prefeito de Salvador e um dos principais articuladores da fusão, ACM Neto (DEM). O democrata participou ativamente dos diálogos, mas deixou a mesa de negociação antes mesmo de se esgotar todas as possiblidades. ACM Neto chegou a embarcar para Brasília anteontem, mas trouxe na bagagem a notícia do fim das conversas.

No meio da semana, o gestor soteropolitano chegou a admitir que o ponto fundamental para que a fusão acontecesse era saber se seria possível estabelecer um modelo de governança nacional que garantia a integração dos dois partidos. Na prática, os democratas queriam permanecer na oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

A falta de entendimento, inclusive nas nomeações para os comandos dos diretórios nos estados, gerou insatisfações em ambas as partes. O secretário-geral do PTB, deputado Campos Machado, chegou a se queixar de possíveis exigências feitas pelos democratas. “A conversa é sobre fusão, mas alguns democratas pensam em apropriação. Isso, no Código Penal, configura apropriação indébita”, disse.

Já o presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia, que iria para a presidência do Instituto Presidente Tancredo Neves, voltou atrás e tentou renegociar as regras estabelecidas para a formação da Executiva Nacional do novo partido.

“Não se pode pensar em fusão, se não tiver uma democracia interna. No nosso partido, a direção é conduzida por aqueles que têm votos no partido, pelos deputados, senadores. E queríamos continuar com essa prática, de que os congressistas pudessem participar da gestão do partido. Sem representação popular, não se tem democracia. A questão é de convicção de que o novo partido teria uma convivência democrática interna que não fosse prejudicar os interesses”, defendeu o presidente estadual do DEM, o deputado federal José Carlos Aleluia, em entrevista àTribuna.

O vereador de Salvador Edvaldo Brito (PTB), que junto com o deputado federal Antonio Brito (PTB), seu filho, e com o presidente estadual do PTB, o prefeito de Sapeaçu Jonival Lucas, declararam ser contra a fusão e ameaçaram deixar o partido, disse à Tribuna que “só tenho a louvar a forma como os dois partidos entenderam a impossibilidade da união”.

“A tendência do PTB, a maioria da bancada, foi sempre a de ser governo, porque já na eleição houve uma demonstração de separação de pensamento entre a bancada e o comando do partido. Enquanto a bancada em sua maioria prefere estar no governo Dilma, a direção prefere ficar contra a presidente Dilma. Tanto é verdadeira que boa parte de nós apoia a candidatura de Dilma e a direção [do partido] não. Em uma transformação dessa natureza teria que nos levar para uma posição que não teria cabimento”, disse.

Com a fusão, democratas e petebistas vislumbravam se tornar a quarta maior bancada na Câmara Federal com 46 deputados federais, além de aumentar o tempo na TV e no rádio nas eleições.

Com informações IG

 

Posts relacionados

Desconto do IPVA vai até o dia 7 de fevereiro

Redação Remanso News

Justiça determina que quem furou fila da vacinação no AM não terá direito à 2ª dose

Redação Remanso News

PCdoB entra com ação no STF contra decreto sobre posse de armas

Redação Remanso News

Sento Sé: Secretaria de Saúde corta vantagens e gratificações de servidores municipais

Redação Remanso News

Carta-renúncia está pronta, dizem fontes do Planalto

Redação Remanso News

Beneficiários do Bolsa Família poderão utilizar cartão de débito

Redação Remanso News

Deixe um comentário